Peregrinos que seguem para Trindade já contam com a estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), que iniciou as atividades nesta sexta-feira (26/6), no km 10 da GO-060. Montado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o espaço funcionará 24 horas até 5 de julho para acolher participantes da Romaria 2026. A expectativa é atender cerca de 400 mil fiéis no período. Todos os serviços do CAR são gratuitos. Há oferta de alimentação — leite com canela, café, chá, suco, água e pão com manteiga e mortadela —, além de áreas de descanso, banheiros, atendimentos de saúde, primeiros socorros e orientações aos romeiros, com foco em uma peregrinação mais segura e tranquila. O local também conta com base integrada da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com grupamento de apoio, ambulância e resgate em regime de plantão 24 horas. "A atuação do Centro de Apoio ao Romeiro reforça o compromisso do Goiás Social com o cuidado e a dignidade das pessoas. Em cada atendimento, em cada refeição servida e em cada gesto de acolhimento, vemos a força do voluntariado e da solidariedade goiana", afirmou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Iara Vilela. "Nosso objetivo é garantir que os romeiros possam viver essa caminhada de fé, sabendo que não estão sozinhos nesse percurso", completou. Segundo a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, a operação é resultado de parceria entre órgãos do Governo de Goiás, a Prefeitura de Trindade, entidades de classe e a iniciativa privada. "Nosso objetivo é, acima de tudo, acolher os devotos do Divino Pai Eterno e garantir que eles possam realizar sua caminhada com mais tranquilidade, conforto e segurança", disse. O CAR possui padaria própria, responsável pela produção dos pães servidos ainda frescos. A distribuição dos lanches é feita por funcionários da OVG, trabalhadores contratados para o evento e voluntários, que se revezam em turnos. Entre os itens mais procurados está o tradicional leite com canela. De 2019 a 2025, quase 1,5 mil pessoas atuaram como voluntárias no CAR. Em 2026, cerca de 500 interessados se inscreveram para participar. Entre eles está Carmelita Pereira de Jesus, 65 anos, moradora de Aparecida de Goiânia, que completará 20 anos de atuação voluntária. "É lindo ver a fé das pessoas para agradecer as graças recebidas e uma experiência incrível participar desse momento especial, de ajuda ao próximo, aqui no Centro de Apoio ao Romeiro", afirmou. Romeira há cinco anos, a estudante de Direito Thayllane dos Santos Oliveira, 30 anos, afirmou que passa pelo CAR todos os anos durante a caminhada rumo a Trindade. "É um lugar que acolhe a gente com carinho, dá conforto e faz toda a diferença na caminhada. A gratidão é o que a gente sente em cada atendimento recebido aqui", disse.
Fonte: Agência de Goiás




Facebook