menu
Goiânia: 23 animais são resgatados de pet shop após denúncia; dois detidos e perícia investiga

Goiânia: 23 animais são resgatados de pet shop após denúncia; dois detidos e perícia investiga

Goiânia: 23 animais são resgatados de pet shop após denúncia; dois detidos e perícia investiga

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), com apoio da Polícia Civil e da Polícia Técnico-Científica, resgatou 23 animais em situação de insalubridade, com sinais de fome, sede e debilidade física, em um pet shop localizado no Parque Industrial João Braz. A operação foi realizada nesta quarta-feira (24/6), após denúncia recebida pela Diretoria de Bem-Estar Animal da Amma de que o estabelecimento comercializava animais irregularmente sob o pretexto de adoção. Segundo as equipes, os proprietários mantinham os animais em alojamentos precários, em gaiolas minúsculas, sem vermifugação adequada e com água e alimento em condições inadequadas. Há suspeita de tráfico ilegal de animais. A Polícia Técnico-Científica realiza perícia para identificar os tipos de maus-tratos a que os bichos teriam sido submetidos. Dois responsáveis pelo estabelecimento prestaram depoimento no início da tarde e foram detidos pelo Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil. Cinco cães e dois gatos em estado mais crítico foram encaminhados ao Hospital Público Veterinário de Goiânia (UPAVet), no Jardim Balneário Meia Ponte. Os demais animais seguem assistidos pela Diretoria de Bem-Estar Animal e aguardam lares temporários. Também foram encontrados pássaros, que foram enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para avaliação e cuidados especializados. Todos os animais resgatados necessitam de lares temporários. A Amma incentiva voluntários a se cadastrarem pelo telefone 3030-2811. Após estabilização clínica, os animais podem ser acolhidos temporariamente, com fornecimento de medicação quando necessária, ração e acompanhamento técnico da agência. Durante as ações de adoção promovidas pelo órgão, esses animais são encaminhados para lares definitivos. Para a diretora de Bem-Estar Animal da Amma, Raquel Fleury, a colaboração popular foi determinante: "Esse caso demonstra a importância da participação da população na denúncia de situações suspeitas. Cada denúncia pode representar a chance de interromper ciclos de violência e garantir uma nova vida para esses animais".

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Facebook