menu
Defesa Civil participa de simulado de emergência da Barragem do Ribeirão João Leite

Defesa Civil participa de simulado de emergência da Barragem do Ribeirão João Leite

Defesa Civil participa de simulado de emergência da Barragem do Ribeirão João Leite

A Defesa Civil de Goiânia participou nesta quarta-feira (6/5), do simulado de emergência da Barragem do Ribeirão João Leite, realizado pela Saneago, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil de Goiânia e órgãos ambientais, instituições que integram a Comissão Mista de Acompanhamento do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem. O PAE é o instrumento que define responsabilidades, fluxos de comunicação e medidas de resposta em situação de risco.

“O papel da Defesa Civil de Goiânia é o de mapear as áreas de risco na capital e de mitigação destes problemas, acionando os órgãos responsáveis pelas obras, geralmente, Comurg e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça de Farias.

Em caso de rompimento da barragem, a Defesa Civil, segundo ele, seria o de coordenar ações dos órgãos municipais, no Centro de Comando, fazendo o diagnóstico do cenário após visualização do local do acidente e providenciando os serviços de saúde e de assistência social e abrigamento de pessoas afetadas pelo desastre num primeiro momento e depois, acionando a Seinfra e a Comurg para a limpeza e recuperação da área degradada pelo desastre.

Apesar do treinamento com a população, ação prevista no PAE, Robledo Mendonça de Faria explica que o treinamento preventivo segue diretrizes da legislação federal de segurança de barragens e não indica qualquer situação real de risco. A ação envolve moradores do Jardim São Judas Tadeu, Jardim Pompeia, Santa Genoveva 2, Vila Maria Rosa, Residencial Guanabara, Residencial Felicidade, Condomínio Parque dos Cisnes e regiões adjacentes.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Facebook