menu
Cerimônia de premiação dos vencedores das modalidades coletivas encerra a 31ª edição do Jets 2022

Cerimônia de premiação dos vencedores das modalidades coletivas encerra a 31ª edição do Jets 2022

Cerimônia de premiação dos vencedores das modalidades coletivas encerra a 31ª edição do Jets 2022

Competir é importante porque ensina o jogo do esporte, participar é fundamental porque ensina o jogo da vida. O esporte, como a competição, ensina a enfrentar a frustração da derrota e a alegria da vitória. E é esta alegria destacada na cerimônia de premiação das modalidades coletivas da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), 12 a 14 anos, realizada nesse sábado, 8. A festa esportiva foi realizada no Colégio Militar do Estado do Tocantins (CPMTO) Senador Antônio Luiz Maia para os vencedores das modalidades de voleibol, handebol, basquete e futsal - masculino e feminino.

“A sensação de ganhar é muito boa e já estou ansiosa para representar o nosso Tocantins no Rio de Janeiro. Para chegar até aqui tivemos uma rotina de treinos intensa, era de manhã, de tarde e de noite, todos os dias, para nós conseguirmos esta conquista. Estou muito feliz”, contou Daphynne Moreira Sousa, 14 anos, aluna do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, atleta do time de handebol feminino que conquistou a medalha de ouro.

A alegria e a empolgação também estavam nos semblantes dos atletas do basquete masculino da Escola de Tempo Integral - ETI Padre Josimo Tavares – Palmas. “Estamos felizes por termos conquistado este primeiro lugar e sabemos que no Rio de Janeiro será difícil, será um desafio, mas estamos prontos e muito animados”, garantiu o capitão do time, Felipe Moura de Souza.

A festa foi grande para os atletas da escola indígena Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, que faturou as duas medalhas de ouro no futsal, feminino e masculino, e vão representar o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), no Rio de Janeiro, em novembro. “Eu e nosso time estamos muito felizes, porque chegar até aqui foi muito difícil, confesso que não treinamos direito, mas conseguimos vencer e agora vamos treinar bastante, pois teremos um desafio muito grande pela frente. Estamos felizes porque a gente é Xerente e vamos levar o troféu para a nossa escola, na nossa aldeia e porque vamos representar nossa terra indígena xerente no Rio de Janeiro”, acrescentou orgulhosa a atleta, Yasmin Sibakadi Xerente.

JETs

Promovidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), os Jets envolveram cerca de 1,2 mil atletas, em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, basquete, futsal, handebol e voleibol que foram disputadas em diversos espaços de Palmas.

O evento teve início na noite da terça-feira, 4, com a abertura oficial, e encerrou nesse sábado, envolvendo alunos de 136 escolas municipais, estaduais e particulares do Tocantins. Os primeiros colocados irão representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), competição nacional, que ocorre  de 31 de outubro a 15 de novembro, no Rio de Janeiro -RJ. 

O presidente do comitê organizador estadual dos Jets, Leonardo Bernardes, falou sobre o encerramento do evento. “Tivemos disputas emocionantes, nas modalidades coletivas. Foi uma felicidade ter nossos atletas novamente disputando no formato tradicional, pois no ano passado a disputa foi em um formato adaptado, somente para classificar os nossos atletas para disputarem o nacional. Este ano conseguimos reunir todas as regionais do Estado e é muito gratificante para gente poder voltar a realizar este grande evento. A equipe Seduc está de parabéns”.

 Vencedores

No voleibol feminino, os vencedores foram: 1º lugar: Colégio Uperimm – Palmas; 2º lugar: Colégio Santa Cruz – Araguaína; 3º lugar: CMTO Agostinho de Almeida – Taguatinga. No voleibol masculino,  os vencedores foram: 1º lugar: Escola Municipal Divina Ribeiro Borges – Cariri; 2º lugar: Colégio João D’Abreu – Dianópolis; 3º lugar: Rede de ensino Propósito – Colinas do Tocantins. No handebol feminino, o 1º lugar ficou com o Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins – Paraíso do Tocantins; 2º lugar o Colégio Batista de Palmas – Palmas; o 3º lugar – Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia. No handebol masculino ficou em  1º lugar o Cemil Profª Margarida Lemos – Palmas; 2º lugar o E.E.G.T.I Deputado Federal José Alves de Assis – Araguaína; 3º lugar a CMTO La Salle – Augustinópolis.

 No basquete feminino, classificou em 1º lugar a Escola Municipal Maria Julia Amorim – Palmas; 2º lugar a Escola Municipal Anne Frank – Palmas; 3º lugar a Escola de Tempo Integral - ETI Padre Josimo Tavares - Palmas.  No basquete masculino, 1º lugar a Escola de Tempo Integral - ETI Padre Josimo Tavares – Palmas; 2º lugar a Escola Municipal Anne Frank – Palmas; 3º lugar a Escola Municipal Maria Julia Amorim – Palmas.

 No futsal feminino, 1º lugar o Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia; 2º lugar a Escola Estadual Vicente Carlos de Souza – Buriti do Tocantins; em 3º lugar a Escola Municipal Ayrton Senna – Pequizeiro.

No futsal masculino,  o 1º lugar foi para o Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia; 2º lugar para a Escola Estadual Juscelino Kubitschek – Presidente Kennedy; e o 3º lugar para a  Escola Arte de Crescer – Araguatins.

Estou muito feliz”, contou Daphynne Moreira Sousa, 14 anos, aluna do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Presidente do comitê organizador estadual dos Jets, Leonardo Bernardes - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

“Vamos representar nossa terra indígena xerente no Rio de Janeiro”, frisa a atleta Yasmin Sibakadi Xerente - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook