menu
Casa de Apoio participa da campanha Outubro Rosa com informações aos hóspedes

Casa de Apoio participa da campanha Outubro Rosa com informações aos hóspedes

Casa de Apoio participa da campanha Outubro Rosa com informações aos hóspedes

Apoiar a população, acolhendo as pessoas que passam por momentos difíceis, respeitando e promovendo a dignidade do ser humano é uma atitude do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), nos serviços prestados pela Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani. A Casa foi entregue à população em 18 de abril de 2006.

Apoio à Campanha Outubro Rosa

Nesse mês de outubro, a Casa de Apoio participa da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama Outubro Rosa.  "Este ano, vamos participar da campanha divulgando as informações sobre o câncer de mama e fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença", informou a gerente da Casa, Elisângela Sardinha.

Maria Alice Barros da Silva, de Araguacema, tem 59 anos, quatro filhos e sete netos e está hospedada na Casa de Apoio. "Há quatro meses estou distante da minha família para dar continuidade ao tratamento do câncer de mama, que começou em 2020. É preciso ter muita fé em Deus, paciência e sabedoria para lidar com essa doença", afirmou.

Também tratando de câncer, Lana Karla, do município de Peixe, contou do acolhimento na instituição. "Se for para definir numa palavra, a Casa de Apoio é uma mãe, em todos os sentidos, que acolhe e trata muito bem a todos", afirmou. "Aconselho as pessoas a se cuidarem sempre e se tiver a doença iniciar o tratamento imediatamente. Quando o câncer é descoberto no início há mais chance de cura. Se eu não tivesse feito, não estaria aqui, não teria dado tempo", alertou.

A secretária executiva da Setas, Simone  Brito, destacou que "a Casa de Apoio dá sustentação para essas mulheres nesse momento, e por outro lado incentiva as pessoas a utilizarem todas as prevenções que existem. É  importante que as mulheres tenham o sistema de saúde como um grande aliado no processo de luta diário e que utilizem o serviço disponível na luta contra o câncer, também como uma forma de prevenção contra a doença", orienta.    

De janeiro a setembro de 2022, a Casa de Apoio atendeu 13.949 pessoas, vindas de municípios do Tocantins e até mesmo de outros estados, e que estão realizando tratamentos de saúde, nos hospitais públicos do Estado, em Palmas.

Estrutura

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani tem capacidade de hospedar, diariamente, mais de 120 pessoas.  Sua estrutura física é composta de mais de 120 leitos equipados com beliches e ar condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

"Além da acomodação, promove serviços de apoio aos internos como orientação psicológica, pedagógica, assistência social e um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras", informa Elisângela Sardinha.  A instituição está localizada a cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Outubro Rosa

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Maria Alice Barros da Silva, de Araguacema, está hospedada na Casa de Apoio - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

De janeiro a setembro de 2022, a Casa de Apoio atendeu 13.949 mil pessoas - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Lana Karla, do município de Peixe, contou do acolhimento na instituição - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Facebook