Política

Dia da Família Militar agora está no Calendário Oficial de Goiás

Publicado

em

Aprovada na Assembleia Legislativa, foi sancionada pela Governadoria e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.514 (originalmente projeto de lei nº 4242/20), de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB). A iniciativa inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, o Dia da Família Militar.

Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, na então propositura, o Dia da Família Militar passou a fazer parte do calendário nacional, por meio de uma Portaria do Comandante do Exército, no ano de 2016. O dia 18 de setembro foi escolhido para ser comemorado, anualmente, em homenagem à Rosa Maria Paulina da Fonseca, nascida em 18 de setembro de 1802, em Marechal Deodoro, no estado de Alagoas.

Rosa Maria Paulina da Fonseca foi patronesse (mulher que é convidada para ser madrinha dos estudantes que vão se formar) da família militar e foi casada com Manuel Mendes da Fonseca, militar do Exército. Dessa união, nasceram dez filhos, dos quais oito eram homens e sete deles se dedicaram à vida militar. Seis filhos do casal foram enviados para a Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai (maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul), tendo retornado vivos apenas três deles.

READ  Encerramento das Atividades

Mesmo diante de tanta dor, o parlamentar frisa que “dois filhos do casal se destacaram por suas brilhantes carreiras, ambos tendo servido o País, honrosamente”: o marechal Manuel Deodoro da Fonseca foi uma das figuras centrais da Proclamação da República e o primeiro presidente do Brasil; e o general de brigada, médico João Severiano da Fonseca, foi patrono do Serviço de Saúde do Exército.

Diante disso, Coronel Adailton propôs que a celebração do Dia da Família Militar fosse incluída no Calendário Cívico de Goiás, como acaba de ocorrer, para engrandecer as mães e esposas que, segundo ele, a exemplo de Dona Rosa da Fonseca, representam um papel fundamental nas vidas dos soldados brasileiros “Muitas vezes, abrindo mão de suas realizações profissionais e projetos pessoais em prol daquilo que consideram um bem maior”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA