Educação

Cursos técnico-profissionalizantes da rede estadual de Educação crescem 150%

Publicado

em

Número de estudantes passou de 3.319 em 2023 para 8.490 em 2024. Vagas ainda estão abertas

A rede pública estadual de Educação de Goiás registrou, entre os anos de 2023 e 2024, um aumento superior a 150% no número de estudantes matriculados em cursos da Educação Profissional e Tecnológica. O total de matrículas nos 15 cursos técnico-profissionalizantes ofertados nas escolas estaduais passou de 3.319 no ano letivo de 2023 para 8.490 em 2024.

De acordo com o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Andrei Pires, o crescimento está vinculado à crescente procura pelos cursos. “Para atender a essa demanda, a rede estadual ampliou a oferta de turmas destinadas a formação técnica, passando de 146 em 2023 para 242 em 2024”, explica.

O programa Jornada para o Futuro, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é um dos responsáveis pelo crescimento no número de matrículas. Desenvolvida de forma piloto em 14 Centros de Ensino em Período Integral, a iniciativa levará cursos de Desenvolvimento Web e CyberSegurança aos estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral a partir do ano letivo de 2024.

READ  Lula anuncia novos institutos federais e R$ 1,3 bi para Rodoanel em SP

A rede estadual oferta ainda outros 14 cursos técnicos aos estudantes de Ensino Médio em 75 escolas estaduais, nas áreas de Informática; Química; Administração; Dança; Instrumento Musical; Teatro; Alimentos; Comércio; Contabilidade; Marketing; Logística, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Vendas.

Andrei Pires ressalta que a formação dos estudantes matriculados nesses cursos ocorre de forma concomitante à Educação Básica, possibilitando a qualificação profissional no decorrer das três séries do Ensino Médio. “Além de formação geral básica, que oportuniza a esse estudante a continuidade dos seus estudos, os cursos oportunizam a entrada no mundo do trabalho. Eles (estudantes) já saem com uma formação técnica-profissional”, esclarece o gerente.

Oportunidade
Apesar do crescimento no número de matrículas, ainda há vagas na Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual. O aluno de Ensino Médio interessado deve procurar uma das 75 escolas que ofertam os cursos para obter informações, verificar se há vaga e efetuar a matrícula. A lista completa das escolas e dos respectivos cursos ofertados pode ser consultada no site https://site.educacao.go.gov.br/

READ  Projeto que estabelece adicional a servidores da área técnico-administrativa da UEG é rejeitado pela CCJ

Fotos: Seduc/GO / Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA