menu
Projeto Buracão da Arte oferece oficinas gratuitas durante o segundo semestre deste ano

Projeto Buracão da Arte oferece oficinas gratuitas durante o segundo semestre deste ano

Projeto Buracão da Arte oferece oficinas gratuitas durante o segundo semestre deste ano

A partir do dia 10 de agosto, sábado, o Grupo Só Angola abrirá as portas de sua sede em Goiânia para oferecer aulas gratuitas de Capoeira Angola e Samba Chula. O projeto, denominado Ponto de Cultura Buracão da Arte, disponibiliza 120 vagas, distribuídas em quatro turmas. As oficinas são abertas ao público em geral e ocorrerão entre agosto de 2024 e janeiro de 2025. A aula inaugural está marcada para o dia 10 de agosto, às 19h, na sede do Grupo Só Angola, localizada no setor Recanto das Minas Gerais.

O projeto é uma realização do Grupo Só Angola, dos Angoleiros do Samba Chula e Balaio Produções, e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura através do Edital de Arte e Criação em Goiás da Lei Federal Paulo Gustavo. O Mestre Vermelho, coordenador do projeto e presidente da Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás, destaca a importância cultural da iniciativa. "A capoeira angola e o samba chula são marcos da cultura afro-brasileira e precisam ser preservados e divulgados", afirma.

As oficinas contemplarão duas áreas: musicalidade e movimentação da Capoeira, além de Dança e Samba Chula. As aulas de Musicalidade da Capoeira serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h. Já as aulas de Movimentação da Capoeira ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30. A Dança do Samba Chula será oferecida aos sábados, das 16h às 19h, e as aulas de Samba Chula também acontecerão aos sábados, no mesmo horário.

Interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível no link da bio do perfil do Grupo Só Angola no Instagram: www.instagram.com/so.angola. As oficinas são voltadas para todos, sem necessidade de experiência prévia, e priorizarão a participação de pessoas de baixa renda, terceira idade e deficientes físicos.

OFICINEIROS ANGOLEIROS COM MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA

A oficina de Musicalidade da Capoeira será oferecida pelo Mestre Vermelho, Vanderly Francisco de Oliveira. Sócio fundador e presidente da Associação De Capoeira Angola Do Estado de Goiás, é coordenador do Ponto de Cultura Buracão da Arte. Iniciou na capoeira em 1981 e criou o Grupo Só Angola em 1988, o primeiro a desenvolver a capoeira angola no Estado de Goiás. Hoje além de ser mestre de capoeira angola e luthier de instrumentos de percussão, Mestre Vermelho é vocalista, percussionista e compositor  do grupo musical  "Angoleiros do Samba Chula". 

A oficina de Movimentação da Capoeira será oferecida pelo Contra Mestre Ribeirão, Reges Bianchi. Teve seu início na capoeira em 1996 e dois anos depois começou a sua carreira como capoeirista na Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás. Desde 2010 é percussionista do grupo "Angoleiros do Samba Chula".

Dança do Samba Chula será oferecida por Nathalia Batista. Professora de educação física e atuante na Cultura Popular há oito anos, iniciou a sua participação aos 15 anos como sambadeira e posteriormente como backing vocal no grupo "Angoleiros do Samba Chula", em Goiânia-GO. Produtora e membro do grupo de capoeira Só Angola, desde 2015. As aulas também serão conduzidas pela Contra Mestra Marcia de Souza Oliveira, "Marcinha", secretária na Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás, integrante do grupo de Capoeira Só Angola desde 1993, sambadeira e backing vocal do grupo "Angoleiros do Samba Chula". Marcia atua como professora de Capoeira Angola e  Samba de Roda. 

Por fim, Samba Chula será oferecida por Pedro Henrique, atuante na Cultura Popular há 12 anos. Iniciou a sua participação na capoeira em 2012 no grupo Só Angola, e posteriormente como percussionista e violeiro no grupo "Angoleiros do Samba Chula", em Goiânia-GO. 

Redação/Assessoria

Facebook