menu
Balé do Basileu França representará o Brasil em festival internacional na Turquia

Balé do Basileu França representará o Brasil em festival internacional na Turquia

Balé do Basileu França representará o Brasil em festival internacional na Turquia

Apresentações que serão levadas ao país euro-asiático poderão ser vistas pelo público goiano no próximo dia 11, no Teatro Escola Basileu França. Entrada é apenas 1kg de alimento não perecível

O Balé da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França será o representante brasileiro no Bodrum Bale Festivali, um prestigiado festival internacional de balé na Turquia, nos dias 17 e 18 de agosto. O grupo, formado por alunos da escola técnica mantida pelo Governo de Goiás, foi selecionado para apresentar espetáculos inéditos no evento.

A apresentação das obras brasileiras, que serão exibidas no festival turco, será uma oportunidade para o público goiano apreciar a performance no próximo dia 11, no Teatro Escola Basileu França. A entrada é gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Tan Sağtürk, diretor-geral do Turkish State Opera and Ballet, elogiou o grupo dizendo que os bailarinos do Basileu França irão “adicionar cor ao festival com o repertório sofisticado que inclui uma mistura de tango e balé”. A Cia Jovem apresentará as coreografias “Capricho”, “Ginga” e “A Fuego Lento”, que destacam a elegância e a riqueza cultural do Brasil.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destacou a importância do reconhecimento internacional: “Goiás possui a melhor escola de ensino profissionalizante em artes da América Latina, e o sucesso recente do nosso balé, que conquistou 33 prêmios em festivais de balé ao redor do mundo apenas no último ano e meio, é um reflexo de uma política pública sólida feita pelo Governo de Goiás.”

A diretora artística do espetáculo, Simone Malta, comentou sobre o convite: “Ter a oportunidade de apresentar nossas obras na Turquia é um reconhecimento do talento e dedicação dos nossos bailarinos. É uma grande honra representar Goiás e o Brasil no cenário internacional.” Simone acredita que essas apresentações são um marco significativo tanto para os bailarinos quanto para a promoção da cultura brasileira fora do país.

As apresentações no Teatro Escola Basileu França começarão às 19h do próximo domingo (11/8). A entrada é gratuita com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link: abre.go.gov.br/turneturquia.

Os balés “Capricho”, de Ricardo Amarante, e “A Fuego Lento”, também de Ricardo Amarante, são conhecidos por suas coreografias sofisticadas e técnicas desafiadoras. “Ginga”, de Binho Pacheco, explora a cultura brasileira com uma abordagem neoclássica e contemporânea.

A Cia Jovem Basileu França faz parte da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, uma instituição de ensino técnico profissionalizante mantida pelo Governo de Goiás e gerida, desde 2021, em convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

SUA REAÇÃO!

Comments

https://gazetadoestado.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook