Cidades

Comurg homenageia servidora no Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo

Publicado

em

Neste dia 12 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, e por isso, contamos um pouco da trajetória da Fabíola Adaianne Oliveira, 48, que abraçou a prazerosa tarefa de manter Goiânia sempre verde. 

Fabíola entrou na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) em 2006 quando auxiliava na propagação de plantas ornamentais pela cidade nos canteiros e praças ornamentais. Esteve na equipe de implantação da coleta seletiva e também passou pelos projetos de arborização urbana. Conheceu a companhia e a cidade de um jeito completo.

“Depois da arborização urbana fiz uma especialização na área de resíduos, que era uma área que precisava de profissionais e pude assessorar a diretoria da Companhia nessa área”, comemora, ao lembrar da temporada de 8 anos nesse segmento.  

Muito orgulhosa de sua formação, conta que foi a primeira da família a ter um diploma universitário e que isso foi um impulsionador da cultura do estudo dentro de casa.

“Optei por uma área mais incomum de atuação, como os que atuam na zona rural ou pesquisa, mas tenho alegria em perceber que nós agrônomos somos necessários na cidade”. Além disso, ela lembra que agronomia é uma área com pouca atuação feminina e isso também foi desafiador ao longo dos anos e que  o profissionalismo sempre falou mais alto.

READ  Goiás tem 925.945 casos e 24.420 mortes

No dia a dia de trabalho, na Prefeitura de Goiânia, Fabíola explica que seu papel é manter o verde para garantir o convívio direto da população com a natureza. A explicação simplifica um labor que exige muita inteligência e planejamento. Não por acaso, a demanda por esse profissional cresceu de forma exponencial nas últimas décadas, na medida em que as cidades precisaram se “esverdear” em meio ao seu crescimento urbano desenfreado.  

A engenheira explica que a floresta urbana passa por parques, canteiros centrais, jardins e pelas árvores das calçadas. Contudo, Goiânia é rica nesse aspecto e isso precisa ser preservado e cuidado. “São benefícios como ar puro, sombra, estética, medicina popular, amortização de barulho, bem-estar geral do corpo, tudo passa pelo contato com esses seres vivos fantásticos”. 
Outro ponto importante dentro do escopo de trabalho do Engenheiro Agrônomo, está a  gestão de recursos hídricos,  planejamento dos projetos paisagísticos com a seleção de espécies mais adequadas para o clima e solo, sistemas de irrigação automatizada e manejos das plantas. 
Quando o assunto é a gestão dos resíduos urbanos, é importante falar da compostagem, que transforma os resíduos orgânicos em fertilizantes e ajudam nos demais processos da cadeia de trabalho que incluem produzir mudas, plantar e cuidar do ecossistema. 

READ  Frota do Eixo Anhanguera é ampliada

 Atualmente Fabíola está lotada na Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), e segue com os servidores e população de Goiânia para deixar a cidade agradável. “O que mais me deixa feliz é participar do trabalho junto com esse exército de profissionais que se dedicam a garantir o convívio direto da população com a natureza”, finaliza.  

Foto: Fernando Leite

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA