Política

Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa se reúne na tarde desta 4ª-feira, 15

Publicado

em


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, presidida pelo deputado Rafael Gouveia (Progressistas), se reúne nesta quarta-feira, 15. Na pauta, nove processos para deliberação dos parlamentares integrantes do colegiado e um para distribuição. A sessão híbrida, às 13h30, poderá ser acompanhadas pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Ao tratar de importante tema voltado à qualidade de vida do cidadão goiano, o texto do processo 4312/20, institui o “Selo Amigo do Idoso”, destinado a entidades que atendem idosos nas modalidades asilar e não asilar. De autoria do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), a matéria conta com parecer favorável da relatoria. 

O selo é destinado a assegurar a qualidade dos serviços prestados pelas entidades que atendem idosos como: casas de repouso, asilos, centros de convivência, casas-lares e oficinas abrigadas. “O reconhecimento será entregue às entidades que sobressaírem no atendimento a idosos, garantindo-lhes condições de segurança, higiene e saúde, além de atividades físicas, laborais, recreativas, culturais e associativas”, ressalta Rodrigues.

Contra o racismo

Voltada a instituir a Campanha “Racismo em Pauta”, o texto do processo 4549/20 tem parecer favorável da relatoria. A propositura da deputada Lêda Borges (PSDB) é destinada a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. “A lei chegou com 122 anos de atraso, já que a abolição da escravidão, em 1888, não contemplou nenhuma medida de reparação”, cobra a parlamentar. 

READ  Iniciada reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Lêda lembra que a abolição traria liberdade, mas não garantia de justiça, inclusão social, ou qualquer ação de reparação histórica pelos anos de escravização. “O estatuto é um conjunto de ações afirmativas reparatórias, compensatórias que garante o direito à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, o direito à liberdade de consciência e à moradia, o direito ao trabalho, aos meios de comunicação”, reitera a legisladora.

As matérias para deliberação

Processo nº 2032/20 – Deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre a exibição de filmes ou peças publicitárias do serviço disque 100 e disque 180 antes das sessões em todas as salas de cinema, para denúncia de violência contra criança e adolescente, violência contra pessoa idosa, doméstica ou contra a mulher. Relatado pelo deputado Tião Caroço pela aprovação.

Processo nº 3541/20 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei nº 13.644 de 27 de julho de 2000 que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos art. 92 inciso X, da Constituição do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Cláudio Meirelles pela rejeição. 

READ  Helio de Sousa pede esclarecimentos sobre incidente ocorrido em Pirenópolis

Processo nº 4174/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Proíbe o uso da palavra “analfabeto”.  Amauri Ribeiro pela rejeição.

Processo nº 4175/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre o início do processo de obtenção da CNH. Relatado pelo deputado Rubens Marques pela rejeição.

Processo nº 4312/20 – Jeferson Rodrigues – Institui o “Selo Amigo do Idoso”, destinado a entidades que atendem idosos nas modalidades asilar e não asilar. Relatado pelo deputado Chico KGL pela aprovação.

Processo nº 4549/20 – Deputada Lêda Borges – Institui a Campanha “Racismo em Pauta”. Relatado pelo deputado Tião Caroço pela aprovação. 

Processo nº 5569/20 – Deputada Lêda Borges – Trata do Programa de Promoção da Igualdade Étnico-racial no Mercado de Trabalho. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro pela aprovação. 

Processo nº 4802/21 – Deputado Virmondes Cruvinel – Estabelece a afixação de placas sobre a Lei de Abuso de Autoridade nos órgãos públicos estaduais, que façam atendimento ao público e sejam objeto da Lei Federal nº 13.869/2019. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro pela aprovação. 

Processo nº 6067/21 – Charles Bento – Dispõe sobre o registro do certificado de segurança veicular (CSV). Relatado pelo deputado Tião Caroço pela rejeição.

Distribuição 

Processo nº 1844/19 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Regulamenta o Programa Faça Lei. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA