menu
Rogério Cruz impulsiona participação de artistas goianienses com credenciamento digital para eventos do calendário cultural de Goiânia

Rogério Cruz impulsiona participação de artistas goianienses com credenciamento digital para eventos do calendário cultural de Goiânia

Rogério Cruz impulsiona participação de artistas goianienses com credenciamento digital para eventos do calendário cultural de Goiânia

O prefeito Rogério Cruz lançou, na manhã desta sexta-feira (10/06), no Salão Nobre do Paço Municipal, o edital de Credenciamento de Artistas, ambiente digital estruturado pelas secretarias municipais de Cultura (Secult) e Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) para cadastro e inscrição nos eventos do Calendário Cultural de Goiânia. Link para credenciamento está disponível pelo site: https://www.goiania.go.gov.br/secult/credenciamento/.

Na prática, o credenciamento é o registro de pessoas físicas e entidades culturais destinado ao mapeamento do perfil da comunidade artística e cultural da capital. Por ele, a administração terá embasamento para construir programas que darão visibilidade aos artistas.

A ferramenta se insere no contexto de tecnologia da informação e desburocratização, uma vez que facilita o cadastro do artista, aprimora transparência nos processos de contratação e pagamento, e forma um banco de dados cultural. O credenciamento permite ao próprio artista cadastrar seu projeto, escolher o evento do calendário cultural do qual pretende participar, e acompanhar sua solicitação.

Rogério Cruz ressaltou que o credenciamento representa o que a gestão se propõe em prol de otimizar a vida do cidadão, não apenas na cultura, mas em todas as áreas. “Queremos que o goianiense conheça os espaços da prefeitura, saiba aonde recorrer, de forma transparente, ágil e eficiente”.

Sobre o setor da cultura, o prefeito salientou que o fomento e valorização à classe é uma das prioridades da gestão, tendo em vista todas as potencialidades, planos e projetos. “O credenciamento é apenas uma das formas pelas quais demonstramos nosso reconhecimento, e ainda temos muito o que realizar”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, explicou que “o sistema permite a rotatividade na participação conforme a ordem de inscrição e, assim, favorece a isonomia, pois mais artistas podem se inscrever nos eventos”.

O titular da pasta esclareceu que o ambiente ainda auxilia na regularização de eventuais pendências que os artistas tenham com a prefeitura devido a eventos anteriores, com pagamentos ou outras questões que, “porventura, os impeçam de participar em ações futuras”.

A secretária-executiva da Sictec, Amanda Vieira, ressaltou o momento de valorização dos profissionais de cultura da capital, e a interface segura na qual o sistema está hospedado. Segundo ela, o ambiente viabiliza o acesso dos artistas, desburocratiza o cadastro e favorece a formação de um banco de dados. “Além de facilitar o cadastro, o credenciamento pode categorizar os artistas, o que acelera os trâmites, além de reunir, em um só local, as informações com a possibilidade de filtros, relatórios, pagamentos e prestação de contas”.

A diretora de Políticas, Ações e Patrimônio Cultural, Edelweiss Vieira, ressaltou que “o credenciamento, além favorecer a participação dos artistas, estrutura o registro anual das contratações e a própria execução dos eventos, o que dá transparência aos pagamentos”.

A percussionista Geovanna de Castro, da Associação Coró de Pau, trabalha com cultura popular há 20 anos, e oferece aulas gratuitas de percussão. Ela lembrou que, devido à pandemia, a classe artística passou por momentos difíceis, e reconheceu que “talvez, sejamos um dos mais afetados por esse período”. Por isso, afirmou “que o credenciamento, assim como outras ações desempenhadas pela secretaria, é de extrema importância para a cultura popular”.

O edital, bem como o link para credenciamento, já está disponível para acesso a artistas, sejam eles pessoas físicas, jurídicas, entidades e coletivos. O proponente deve preencher o cadastro e ter em formato digital todos os documentos pessoais, tais como documento de identificação, CPF e comprovante de endereço, além de um portfólio que comprove a atuação artística.

Claquete – Secult em Foco
Na solenidade, também foi lançada a revista digital Claquete – Secult em Foco, da qual Edelweiss é diretora. A publicação eletrônica consiste em material produzido bimestralmente pela Supervisão de Comunicação, Arte e Design da Secult para publicizar os serviços culturais prestados à população, no âmbito cultural.

Entre as pautas, estão as ações culturais e pedagógicas, conteúdos literários, programação e projetos da Orquestra Sinfônica, educação patrimonial, políticas públicas culturais e agenda cultural. O material virtual será disponibilizado no site da Prefeitura de Goiânia.

Edelweiss destacou que a capital tem muito a ganhar com a revista, “uma vez que a população, agora, terá acesso amplo a um verdadeiro guia cultural de sua própria cidade, além de saber o que é formar o artista, fomentar e produzir arte, lutar pela conservação do nosso patrimônio artístico e cultural”.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Facebook