Prefeitura de Goiânia Intensifica fiscalização para combater queimadas
O prefeito Rogério, candidato à reeleição pelo Solidariedade, decidiu implementar medidas rigorosas para combater e punir queimadas criminosas em Goiânia, após a cidade ter sido coberta por uma densa nuvem de fumaça nos últimos dias. Essa fumaça, oriunda de queimadas em diversas partes do país e de Goiás, afetou severamente a qualidade do ar e a saúde pública.
Para enfrentar a situação, foi organizada uma força-tarefa composta por agentes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Esses profissionais vão monitorar áreas propensas a queimadas criminosas, visando proteger a capital e seus habitantes.
A Prefeitura de Goiânia, através da AMMA, já havia se preparado para o período de estiagem com um plano abrangente de prevenção a incêndios nos 63 parques municipais. A estratégia, que começou antes da chegada da fumaça, incluiu a construção de aceiros, o fornecimento de abafadores de chamas, sopradores e caminhões-pipa, e a colaboração com o Corpo de Bombeiros para a instalação de hidrantes em áreas de maior risco.
Neste momento crítico, a fiscalização será intensificada em lotes urbanos e áreas de vegetação onde as queimadas ilegais são mais frequentes. A AMMA trabalhará em conjunto com a GCM e outros órgãos competentes para identificar e punir os responsáveis por incêndios criminosos.
"Além do reforço nas ações de fiscalização e prevenção, peço atenção especial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir que possam lidar com o aumento de problemas respiratórios causados pela fumaça", declarou Rogério aos secretários envolvidos na operação.
O prefeito enfatizou que não haverá tolerância com quem desrespeitar a legislação ambiental. "É essencial que tomemos medidas rigorosas para proteger nossa cidade, a capital mais verde do Brasil e a segunda com melhor qualidade de vida", afirmou Rogério. "As queimadas afetam a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Intensificaremos a fiscalização e aplicaremos sanções severas aos infratores."
A população é incentivada a denunciar queimadas ilegais pelo telefone 161 e a acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 em casos de emergência. As multas para aqueles flagrados queimando lotes variam de R$ 144,92 a R$ 1.449,20, de acordo com o código de posturas do município.
Com essas medidas, a Prefeitura de Goiânia visa reduzir os impactos das queimadas, proteger a saúde pública e preservar o meio ambiente. As ações de fiscalização e prevenção continuarão enquanto houver risco, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.
Facebook