Polícia Civil desarticula esquema de fraudes eletrônicas com 19 prisões e 240 contas bloqueadas
A Polícia Civil de Goiás lançou a Operação Golpes S.A com o objetivo de desarticular uma sofisticada rede de fraudes eletrônicas que operava nos estados de Goiás e Mato Grosso. A ação resultou na prisão de 19 indivíduos e no cumprimento de 24 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão. Além disso, mais de 240 contas bancárias associadas aos suspeitos foram bloqueadas, como parte das investigações sobre crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Coordenada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), a operação contou com o apoio dos grupos de Repressão a Roubos (GARRA) e de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF), bem como do Grupo Tático 3 da PCGO e da Polícia Civil de Mato Grosso, especialmente da Delegacia de Cáceres.
Desdobramentos da Operação
A investigação revelou que o esquema criminoso estava estruturado em quatro núcleos distintos:
Núcleo da Engenharia Social: Responsável pelo contato direto com as vítimas e pela execução das fraudes.
Núcleo dos “Conteiros”: Alugava contas bancárias para o recebimento dos valores obtidos de maneira fraudulenta.
Núcleo de Lavagem de Capitais: Encarregado de realizar transações financeiras sucessivas para disfarçar a origem dos fundos ilícitos.
Núcleo Captador: Atuava como intermediário entre os diferentes núcleos, garantindo a integração sem contato direto entre eles.
Facebook