Visto
Incêndio no Parque Estadual dos Pireneus atinge 1.059 hectares
A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) atualizou informações sobre o incêndio que começou no Parque Estadual dos Pireneus (PEP) na última quarta-feira (18/09). De acordo com os dados mais recentes, 1.059 hectares de vegetação foram afetados, o que corresponde a 37% do total do parque. Apesar do fogo ter sido controlado, ainda existem pontos de reignição, e os trabalhos de rescaldo continuarão por tempo indeterminado.
O combate ao incêndio mobilizou bombeiros, brigadistas voluntários da Gavião Fumaça, servidores da Semad e brigadistas contratados pelo estado. Na sexta-feira (20/09), a equipe recebeu reforços de um curso especializado em prevenção e combate a incêndios florestais, o que ajudou a controlar a situação.
A Secretária Andréa Vulcanis, em vídeo nas redes sociais da Semad, indicou a possibilidade de ação criminosa como causa do incêndio e solicitou apoio da Polícia Civil e Militar para identificar os responsáveis e garantir a segurança do parque.
Atualmente, o Parque Estadual dos Pireneus permanece fechado para visitação, sem previsão de reabertura, enquanto as autoridades continuam monitorando a situação. Apesar dos danos, 63% da área do parque permanecem preservados.
Comments
0 comment