Em congresso sobre cidades inteligentes, secretário apresenta avanços de Goiânia, e destaca criação do Sandbox Regulatório
Goiânia é um dos destaques do congresso Connected Smart Cities, que se realiza, em São Paulo, até essa quinta-feira (06/10). O evento se dedica a discutir a implantação de ações tecnológicas inovadoras no Brasil. A prefeitura foi convidada a apresentar um dos painéis, a missão coube ao secretário municipal do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), Felipe Alves, que coordena políticas públicas que se destinam a modernizar o cenário urbano.
Na apresentação, o secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas destaca que Goiânia aspira se tornar cidade inteligente, e que para isso há projetos, em desenvolvimento, que inserem a capital nesse contexto. Uma dessas ações é a criação do Sandbox Regulatório de Goiânia, por meio do decreto nº 3.955/2022, publicado na edição n° 7.893, do Diário Oficial do Município. Trata-se de um espaço de experimentação para validação técnica e tecnológica de soluções para Cidades Inteligentes.
“Com a nossa grande ‘caixa de areia’, Goiânia dá o primeiro passo em direção à cidade inteligente, uma das determinações do prefeito Rogério Cruz”, diz Felipe. Ele explica que a prefeitura ainda estuda onde funcionará o Sandbox, mas está decidido que será em um dos parques da capital.
“Observando a necessidade de proteção e conservação do meio ambiente, Goiânia será a primeira cidade no Brasil a ter um Sandbox Regulatório em um parque urbano”, antecipa Felipe. “Esse espaço será o projeto piloto para se levar soluções aos mais de 40 parques de Goiânia”, destaca.
A apresentação do secretário aconteceu na terça-feira (05/09), segundo dos três dias da etapa presencial do congresso. “Os Sandbox diminuem custos e tempo de maturação tecnológica, mas não só isso: geram visibilidade, atraem novos modelos de negócios, fomentam a inovação em escala urbana e atraem capital de risco”, explicou Felipe à plateia do congresso.
“Um ambiente Sandbox possibilita diversos testes para soluções urbanas que não foram abordadas nesta apresentação, e que poderão ser sugeridas pelas empresas participantes do programa”, afirma Felipe. Participaram do evento o Presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, os secretários municipais de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Sílvio Sousa, e de Infraestrutura (Seinfra), Everton Schmaltz.
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO
Facebook