Balé do Teatro-Escola Basileu França apresenta 2ª Temporada de Suítes Clássicas
A Coordenação de Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França promove, entre os dias 26 e 29 de junho, a 2ª Temporada de Suítes Clássicas. As apresentações serão realizadas sempre às 20 horas, no canal do YouTube da escola.
Os bailarinos do Balé do Teatro-Escola Basileu França, por meio dos Corpos de Baile, irão apresentar repertórios de conjuntos aclamados pela crítica, como O Talismã, La Esmeralda, Carnaval em Veneza, Pas de Paysant e Raymonda, revigorando histórias que integram as encenações performáticas nesses balés, em relação aos conceitos e concepções.
O evento é um convite à apreciação de uma produção que associa o talento dos bailarinos ao suporte dos figurinos, iluminação, cenografia, fotografia e, sobretudo, ao resultado de esforços da dedicação dos alunos, coreógrafos e professores durante os ensaios e as aulas.
A 2ª Temporada de Suítes Clássicas trará, ainda, apresentações dos balés Grand Pas e Pas de Trois: Diana e Acteon, Paquita, La Esmeralda, Le Corsaire, Sylvia, La Fille Mal Gardée, Excelsior e Coppelia. Além disso, serão apresentados: Pas de Trois, de Lago dos Cisnes, e Fairy Doll e Pas de Deux, de Chapeuzinho e Lobo Mal, do Ballet A Bela Adormecida e Gato de Botas, também do Ballet A Bela Adormecida.
Confira a história dos repertórios de conjuntos:
O Talismã
Le Talisman, nome original, é um balé composto em quatro atos e sete cenas, que foi estreado em 1889, no Imperial Marjinsky Theatre, em São Petersburgo, na Rússia. A coreografia é de Marius Petipa, com música de Riccardo Drigo e texto de Konstantin Augustovich Tarnovsky e Marius Petipa.
La Esmeralda
É um balé em três atos e cinco cenas, composto em 1831, baseado no romance Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo. Com coreografia de Jules Perrot, música de Cesare Pugni, cenários de William Grieve e figurinos de Mme Copère, foi apresentado pela primeira vez pelo Ballet do Teatro de Sua Majestade de Londres, em 09 de março de 1844. Atualmente, o balé completo é apresentado apenas na Rússia, Europa Oriental e em Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde o New Jersey Ballet introduziu essa versão pela primeira em 2004.
Carnaval em Veneza
É originário do ballet Satanella, de três atos e oito cenas, criado por Joseph Mazilier, com o nome Le Diable Amoreux (O Diabo Apaixonado), e que teve o libreto baseado no romance O Diabo Apaixonado, do escritor francês, Lacques Cazotte. O nome Satanella foi dado devido à versão de Marius Petipá, em parceria com o próprio pai, Jean Petipá, feita em 1848. Já a denominação Carnaval em Veneza, deve-se ao fato de que a peça mais famosa associada à produção de Satanella, é Le Carnaval de Venise ou Satanella Pas de deux.
Pas de Paysant
A variação Paysant associa-se a um grand pas de deux do ballet Giselle, que não estava na versão original da história do romance. Giselle foi criado em 1840 e revela a história de uma camponesa que, durante as festas de colheitas de uvas, conhece um rapaz e se apaixona por ele. O rapaz utiliza o nome falso de Loys, quando na verdade se chama Albrecht e é um nobre que mente porque se apaixonou por Giselle. O antigo namorado da moça, Hillarion, descobre a farsa e, ao contar a Giselle, ela enlouquece e morre de desgosto. Os personagens de Pas de Paysant são amigos da Giselle, que dançam na festa de colheita das uvas.
Raymonda
Este é um balé em três atos, com coreografia de Marius Petipa e música de Alexander Glazunov. A estreia foi realizada no dia 19 de janeiro de 1898, no Teatro Marjinski, em São Petersburgo, na Rússia. O elenco original teve Pavel Gerdt, como Abderakhman; Pierina Legnani, como Raymonda; e Sergei Legat, como Jean de Brienne.
Serviço:
Segunda Temporada de Suítes Clássicas
Data: 26 a 29 de junho
Horário: 20 horas
Local: youtube.com/basileufrancaartes
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)
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