Visto
Após incêndio, Parque Estadual dos Pireneus reabre nesta sexta
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) reabre o Parque Estadual dos Pireneus (PEP) nesta sexta-feira (27/09), a partir das 14 horas, após dez dias de esforços para combater um incêndio que atingiu a unidade.
Neste momento, os visitantes precisarão estar acompanhados por um guia credenciado para acessar o PEP. A administração recomenda que as atividades se limitem à área da Capelinha e à cachoeira do Sonrisal.
A Semad continua a avaliar os danos causados pelo incêndio, que começou na manhã do dia 17 de setembro. Aproximadamente mil hectares de vegetação foram perdidos, além de prejuízos à fauna e flora, e danos na estrutura administrativa do parque.
“Agora precisamos refazer parte da sinalização, reconstruir quilômetros de cercas e substituir equipamentos danificados”, afirma Fernando Morato, chefe do PEP.
O combate ao incêndio contou com a participação de cerca de 40 pessoas ao longo de dez dias, incluindo servidores da Semad, membros das brigadas Gavião Fumaça e Aliança da Terra, além de militares do Corpo de Bombeiros. A Semad publicou um vídeo nas redes sociais em homenagem aos homens e mulheres que se dedicaram a essa missão.
Parque Estadual dos Pireneus
Inaugurado em novembro de 1987, o PEP abrange pouco mais de 2,8 mil hectares e é uma das 15 unidades de conservação de proteção integral administradas pelo Governo de Goiás. O parque abriga o Pico dos Pireneus, o segundo maciço mais alto do Estado, com 1.380 metros de altitude.
Comments
0 comment