menu
IBGE reconhece criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal

IBGE reconhece criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal

IBGE reconhece criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconheceu oficialmente a criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, conforme o estudo de atualização dos Recortes Metropolitanos e Aglomerações Urbanas de 2023 divulgado nesta terça-feira (20/08).

Instituída pela Lei Complementar Nº 181, a nova região é composta por 11 municípios. A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, destaca a importância desse reconhecimento para o acompanhamento anual da região pelo IBGE. Ela ressalta que a análise do IBGE permitirá obter indicadores essenciais nas áreas de segurança, saúde e educação, ajudando a verificar se as políticas estão no caminho certo.

Caroline enfatiza que as políticas públicas do Governo de Goiás para a região têm como foco a redução das desigualdades sociais, a geração de emprego e renda e a melhoria da mobilidade urbana.

Miguel Angelo Pricinote, subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo (SGG), considera o reconhecimento pelo IBGE um marco fundamental para o desenvolvimento da região. Ele explica que essa validação facilitará a cooperação entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e da União, permitindo uma gestão mais eficiente e coordenada dos interesses comuns. Isso inclui melhorias na mobilidade urbana, transporte público coletivo interestadual semiurbano e o desenvolvimento urbano integrado.

Nos últimos meses, a Subsecretaria tem promovido encontros regionais com autoridades e representantes da sociedade civil para discutir o desenvolvimento das cidades do Entorno, com reuniões já realizadas em Luziânia e Águas Lindas de Goiás.

Municípios da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal:

Águas Lindas de Goiás
Cidade Ocidental
Cocalzinho de Goiás
Cristalina
Formosa
Luziânia
Novo Gama
Padre Bernardo
Planaltina
Santo Antônio do Descoberto
Valparaíso de Goiás

Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas

As Regiões Metropolitanas e as Aglomerações Urbanas são criadas por lei complementar estadual, conforme a Constituição Federal de 1988, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. A criação, modificação e extinção dessas regiões é competência dos Estados, de acordo com o parágrafo 3º do Artigo 25 da Constituição Federal. Atualmente, das 27 Unidades da Federação (Estados e Distrito Federal), quatro não possuem Regiões Metropolitanas.

O geógrafo Paulo Wagner explica que, embora as regiões metropolitanas não sejam recortes territoriais definidos pelo IBGE, o instituto realiza um acompanhamento anual das mudanças e disponibiliza essas informações em um local público e gratuito. Wagner observa que as regiões metropolitanas são dinâmicas e frequentemente passam por criações, extinções ou modificações.

Atualmente, existem 77 regiões metropolitanas no Brasil. Santa Catarina lidera com 14 regiões, seguida pela Paraíba com 12 e São Paulo com 9. Apenas os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul possuem Aglomerações Urbanas, sendo uma em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.

Facebook