Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Bruno Peixoto pretende instituir Semana Estadual de Educação e de Enfrentamento da Endometriose

Publicado

em


Instituir a Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento da Endometriose, a ser realizada, anualmente, na segunda semana de março. É o que pretende o deputado Bruno Peixoto (MDB), através do projeto de lei nº 5850/21, em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

“Março é o mês mundial da conscientização acerca da endometriose. Cada País celebra no mês de março sua data para conscientizar a população sobre a doença”, coloca Bruno Peixoto em sua justificativa parlamentar.

E acrescenta: “Alguns dos sintomas típicos dessa patologia são cólicas fortes e menstruação irregular. Se não for diagnosticada e tratada precocemente, a doença pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de ovário. Em muitos casos, só é possível ter um diagnóstico preciso por meio de exames, que permitem observar os focos e classificar o grau da endometriose em leve, moderada ou grave”.

O deputado esclarece que, “geralmente, o tratamento é feito à base de medicamentos, como anticoncepcionais, por exemplo. É recomendada a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, atividade física e consultas regulares ao ginecologista, a fim de prevenir e reduzir os fatores de risco da doença”.

Bruno Peixoto conclui assim sua justificativa: “Como a informação é a melhor forma de prevenção, vemos como necessária a iniciativa de dedicamos uma semana à endometriose”.

 A proposição foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego, e encaminhada para relatoria do deputado Wilde Cambão(PSD).

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA