Política

Alego promoveu apresentação de cartilha sobre violência contra crianças nesta 3ª-feira, 18

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 18, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou uma apresentação pública da cartilha “Saliência comigo não!”. A iniciativa teve como objetivo orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas em especial do povo Kalunga sobre o que é violência sexual. O material, realização do Ministério Público de Goiás (MP-GO), visa alertar esse público sobre situações que envolvem os riscos de sofrer esse tipo de violência, bem como muni-lo de informações que possam ajudá-lo a identificar o abuso ou exploração sexual e a se defender buscando ajuda. 

A iniciativa foi realizada em referência ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, e contou com a presença de autoridades da Casa e do Ministério Público. Além da apresentação da cartilha foi realizado um curso de capacitação para professores da rede municipal para reforçar atitudes que visem o combate à violência sexual contra menores de idade. 

A apresentação foi iniciada no saguão da Casa pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com Laura Maria Ferreira Bueno. “É uma honra para o MP-GO estar na Alego divulgando essa cartilha que foi pensada para atender o público quilombola. Estamos trabalhando para cumprir a nossa função prescrita na Constituição Federal, que é proteger nossas crianças e adolescentes”, frisou Laura Bueno. 

READ  Proposta para que bares se tornem patrimônio cultural goiano é aprovada na CCJ

A promotora de justiça e também coordenadora da área da infância, juventude e educação do MP, Cristiane Marques de Souza, destacou a importância da cartilha “Saliência comigo não!”. “Esse material é fruto de um trabalho em conjunto que foi muito pensado para que pudéssemos atingir um objetivo maior: a prevenção a exploração e a violência sexual”, afirmou.

De acordo com a promotora de justiça, o material criado para atender o público dos Kalungas é inédito e inovador. “Trata-se de um trabalho específico para esse público que sofre, cotidianamente, esses tipos de violência. Esperamos ter excelentes resultados, em especial, na prevenção a esses casos”, destacou Cristiane Marques. 

O diretor de Informação e Divulgação da Presidência da Alego, Leonardo Razuk, representou o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), na solenidade. “Esse evento é de extrema importância, pois os números de violência infantil são assustadores. É um tema que precisa ser debatido sempre por todos nós para trazer reflexão e alternativas no combate a esse triste cenário enfrentado pela nossa sociedade.” 

Após a abertura, a programação seguiu com a apresentação da cartilha e a ministração de uma palestra pelas analistas em psicologia do MP-GO, Juliana Borges Naves e Liliane Domingos Martins, sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. A psicóloga Juliana explanou sobre a importância da divulgação do material e do papel dos professores no combate à violência sexual. “É uma cartilha feita para o público dos Kalungas que foi premiada nacionalmente. Além desse material, também precisamos estar atentos às ferramentas utilizadas pelos professores na prevenção da violência sexual, para identificar casos suspeitos na sala de aula e combater esse grave problema.” 

READ  Comissão de Finanças aprova projetos de deputados

A psicóloga Liliane Domingos explicou sobre o critério adotado na escolha do público quilombola. “É uma demanda que vem da própria região do Nordeste goiano. Pensamos em um material que fosse objeto de identificação das crianças e adolescentes Kalungas.”

Liliane ressaltou, ainda, quais são as principais particularidades no acolhimento a vítima da violência sexual. “Quem trabalha com o público infantojuvenil vai precisar lidar com esses casos. Dessa forma, precisamos ter certos cuidados, dentre eles, o da mínima interferência, de forma que a vítima possa falar espontaneamente sobre o ocorrido e receba o amparo necessário.” 

Professora da Escola Municipal Recanto do Bosque, Vivianne Ribeiro, também, destacou a importância da programação realizada na Assembleia Legislativa. “Precisamos de políticas públicas efetivas que mudem esse cenário e protejam as nossas crianças. É uma iniciativa muito importante para a nossa sociedade.”

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA