Política

Rumo ao seu terceiro mandato, deputado Lucas Calil reflete sobre trajetória política na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Tendo recebido 50.843 votos válidos, 1,48% do total, o deputado Lucas Calil (MDB) foi o terceiro candidato mais votado nas eleições de 2022. Sendo assim, caminha para o seu terceiro mandato seguido na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e fará parte da 20ª Legislatura da Casa. 

O empresário ingressou na política oficialmente aos 26 anos, em 2014, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Na época, era filiado ao PSL. Em 2018, se filiou ao PSD e, em 2022, ao MDB, seu atual partido. O número de votos recebidos por Calil cresceu 180,47% desde sua primeira eleição (2014), quando registrou 18.128 votos. No pleito de 2018, recebeu o voto de confiança de 23.994 goianos. 

Lucas afirma que sempre se interessou pela militância e resolveu entrar na política por idealismo e por acreditar no poder de transformação que ela possui. Sua trajetória começou em agremiações estudantis quando ainda cursava o ensino médio. Na faculdade, fez parte de entidades estudantis que representam alunos, como Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centro Acadêmico (CA). 

O deputado Lucas Calil é representante de Goiânia e Região Metropolitana, além dos municípios de Pirenópolis, Israelândia, Vicentinópolis, Diorama, Minaçu, Caldas Novas, Ipameri, Itapuranga e Jussara.

Desde seu primeiro mandato, entre 2015 e 2018, engajou-se em projetos da área ambiental, com destaque para a criação do Fundo Estadual em Defesa da Fauna Aquática e a Lei da Cota Zero, a qual permite a pesca e consumo no local, porém proíbe o transporte de peixes nas rodovias. Na 19ª Legislatura, sua segunda e a atual na Alego, foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Veja aqui os projetos de lei, bem como suas respectivas tramitações, já protocolados pelo parlamentar na Casa de Leis goiana. 

READ  Escola do Legislativo promove curso de Excel Básico para servidores da Alego

A Agência de Notícias da Alego conversou com o deputado estadual reeleito Lucas Calil sobre a campanha nas eleições de 2022, lições aprendidas durante seus anos como parlamentar e as expectativas para a próxima Legislatura. Confira a entrevista abaixo: 

Quais foram os principais desafios durante a campanha eleitoral de 2022? 

Goiás é um estado de território equiparável ao da Alemanha, por exemplo, sendo assim percorrer os 246 municípios com qualidade e proximidade com o povo goiano sem dúvidas é um desafio e tanto. Entretanto, da mesma forma com que é desafiador, é gratificante. Isso porque você sente o carinho da nossa gente, carinho esse refletido nas urnas, onde recebi votos em quase todos os 246 municípios.

Creio que alinhado à extensão do nosso estado, outro desafio que enfrentamos – e digo enfrentamos porque todos os candidatos passaram por isso – é a grande polarização que vemos em nosso país hoje.

A sua candidatura foi a terceira mais bem votada deste pleito, qual a sua avaliação sobre este resultado? 

READ  Sancionada matéria que busca adequar lei para melhoria nos serviços de saúde

Primeiramente, agradecer a Deus e aos 50.843 goianos que confiaram em mim para representá-los por mais 4 anos na Assembleia Legislativa. Essa votação expressiva vem de encontro ao trabalho já prestado por Goiás e alinhado com nossas propostas sempre voltadas ao povo goiano.

O senhor caminha para o terceiro mandato na Alego, o que a experiência dos anos anteriores te ensina para a próxima Legislatura?

Assim como em meu primeiro mandato, entro com o sangue pujante por Goiás e pelos goianos. Porém, hoje, com toda experiência que obtive, sei onde devo direcionar esse vigor para que assim todo o esforço possa, no final, gerar frutos para Goiás. 

Quais pautas irá priorizar nos próximos quatro anos? 

Minhas pautas sempre foram o Meio Ambiente, em especial o Rio Araguaia, e a Educação. Tanto que minhas ações e projetos, em sua maioria, sempre fazem referência a estes. Todavia, sempre atuei em diversas pautas, tendo um rol de projetos e ações bem diversificadas, coerentes e significativas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA