Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Ações pelo “Dia Laranja” foram pauta no Programa Alego Mulher

Publicado

em

A superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Semir/Seds), Rosilene Oliveira Guimarães, foi a entrevistada do programa Alego Mulher, que está na programação da TV Alego. A gestora falou sobre a campanha de difusão de informações sobre a violência doméstica/familiar contra a mulher e acesso a serviços de proteção, que possui caráter contínuo, sendo realizada no dia 25 de cada mês.

Nos últimos 21 dias ocorreu, segundo Rosilene, um reforço na campanha. “O ativismo começou no dia 20 de novembro para fazer alusão contra a violência contra mulheres negra, por ser o Dia da Consciência Negra. São 21 dias contra a violência doméstica/familiar. Foi criado um comitê para que todos os órgãos municipais estejam criando projetos, palestras, caminhadas, uma união de forças para o combate a essa violência.”

Ela explicou que o dia 25 de cada mês é o Dia Laranja, uma campanha das Organização das Nações Unidas (ONU) a qual o estado de Goiás aderiu para articular os gestores na criação de organismos de proteção à mulher, dando visibilidade a esse tema para não seja naturalizado. Os municípios poderão aderir à campanha que foi idealizada pela ONU Mulheres e ratificada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A partir dessa adesão, serão realizados eventos conjuntos e compartilhamento de material de divulgação, de modo a disparar conteúdos para conscientização em todo o estado.

“Quando a mulher está fortalecida ela vai até o fim nesse processo de ter resposta para ser respaldada. É positivo ver que as mulheres estão se sentindo seguras para denunciar”, afirmou a superintendente. Ela conta, ainda, que no dia 8 de dezembro haverá uma capacitação em parceria com a Patrulha Maria da Penha aberta para a população. “Faremos uma apresentação do plano de combate. Teremos sugestão para organizações e empresas. Tanto sugestão quanto orientações importantes. Participe com a gente, diga não à violência. Todo dia é dia de falar sobre o assunto. Fale com as mulheres ao seu redor.”

A entrevista foi ao ar nessa quarta-feira, 30, no programa “Alego Mulher”, da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento goiano e, ainda, pelo canal do Youtube.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA