Geral

Casa de Apoio participa da campanha Outubro Rosa com informações aos hóspedes

Publicado

em

Apoiar a população, acolhendo as pessoas que passam por momentos difíceis, respeitando e promovendo a dignidade do ser humano é uma atitude do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), nos serviços prestados pela Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani. A Casa foi entregue à população em 18 de abril de 2006.

Apoio à Campanha Outubro Rosa

Nesse mês de outubro, a Casa de Apoio participa da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama Outubro Rosa.  “Este ano, vamos participar da campanha divulgando as informações sobre o câncer de mama e fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, informou a gerente da Casa, Elisângela Sardinha.

Maria Alice Barros da Silva, de Araguacema, tem 59 anos, quatro filhos e sete netos e está hospedada na Casa de Apoio. “Há quatro meses estou distante da minha família para dar continuidade ao tratamento do câncer de mama, que começou em 2020. É preciso ter muita fé em Deus, paciência e sabedoria para lidar com essa doença”, afirmou.

Também tratando de câncer, Lana Karla, do município de Peixe, contou do acolhimento na instituição. “Se for para definir numa palavra, a Casa de Apoio é uma mãe, em todos os sentidos, que acolhe e trata muito bem a todos”, afirmou. “Aconselho as pessoas a se cuidarem sempre e se tiver a doença iniciar o tratamento imediatamente. Quando o câncer é descoberto no início há mais chance de cura. Se eu não tivesse feito, não estaria aqui, não teria dado tempo”, alertou.

READ  Projeto de lei muda natureza jurídica do Ipasgo

A secretária executiva da Setas, Simone  Brito, destacou que “a Casa de Apoio dá sustentação para essas mulheres nesse momento, e por outro lado incentiva as pessoas a utilizarem todas as prevenções que existem. É  importante que as mulheres tenham o sistema de saúde como um grande aliado no processo de luta diário e que utilizem o serviço disponível na luta contra o câncer, também como uma forma de prevenção contra a doença”, orienta.    

De janeiro a setembro de 2022, a Casa de Apoio atendeu 13.949 pessoas, vindas de municípios do Tocantins e até mesmo de outros estados, e que estão realizando tratamentos de saúde, nos hospitais públicos do Estado, em Palmas.

Estrutura

A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani tem capacidade de hospedar, diariamente, mais de 120 pessoas.  Sua estrutura física é composta de mais de 120 leitos equipados com beliches e ar condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

“Além da acomodação, promove serviços de apoio aos internos como orientação psicológica, pedagógica, assistência social e um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras”, informa Elisângela Sardinha.  A instituição está localizada a cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP).

READ  Flagrante de tráfico de drogas: 18º BPM apreende drogas e prende suspeito

Outubro Rosa

O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Maria Alice Barros da Silva, de Araguacema, está hospedada na Casa de Apoio – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

De janeiro a setembro de 2022, a Casa de Apoio atendeu 13.949 mil pessoas – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Lana Karla, do município de Peixe, contou do acolhimento na instituição – Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA