Política
Sessão na Assembleia Legislativa irá comemorar o centenário do PC do B na segunda-feira, 4, às 19 horas
A Assembleia Legislativa de Goiás sedia na segunda-feira, 4, sessão em comemoração dos 100 anos do PC do B. O evento será presidido pela presidente do partido em Goiás, Isaura Lemos, e terá lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, às 19 horas. Na oportunidade, serão homenageados várias personalidades relevantes ao partido, além várias lideranças, amigos e simpatizantes do partido. A reserva da data foi feita pelo deputado Henrique Arantes (MDB).
Segundo Lemos, a sessão vai resgatar, não só a história do partido nacional, como também, a sua organização em Goiás. No dia 25 de março, aconteceu o marco nacional em prol do partido, com a realização do Festival Vermelho, na cidade de Niterói, local onde o partido foi fundado em 1920. A ação contou com a participação de artistas, realização de exposição de quadros e lançamento de livros. E irá acontecer anualmente.
Ao tratar da reestruturação do partido, Isaura fez uma retrospectiva ao abordar o período da Ditadura Militar, que partir de 1964, com acontecimentos a nível nacional e em Goiás com fatos que culminaram com a cassação do governador Mauro Borges, além de outros políticos.
“Depois da sua reorganização, houve uma reorganização em 1980, quando Euler Ivo, goiano de Piracanjuba, que estava na clandestinidade, retornou a Goiás, com a missão de reorganizar o partido”, relembrou.
Isaura contou que à época era o Tribuna da Luta Operária, o instrumento para retomada do PC do B, um jornal de circulação nacional, que substituiu um mais antigo, chamado A Classe Operária. “A partir desse jornal distribuído nas universidades, feiras e escolas, conseguimos atrair importantes lideranças de todos os segmentos sociais, em especial a juventude, e fizemos o primeiro encontro de mulheres, na luta pela emancipação, na matriz de Campinas”, enunciou.
A trajetória dos políticos em torno das ações do PC do B, tiveram início em 81, com a preparação para representantes do partido participarem das eleições, além do apoio ao MDB, que elegeu o deputado federal Aldo Arantes e o vereador Euler Ivo.
Em 86, Aldo Arantes Arantes foi reeleito e a deputada federal Denise Carvalho assumiu cadeira na Câmara dos Deputados, e ainda pelo MDB, foi eleito o deputado estadual Edmundo Galdino.
“De lá para cá foram vários mandatos, com a eleição de Fábio Tokasrki. Em 2010, retornei ao partido”, rememora a ativista.
Um dos pontos importantes abordados por Isaura, o PC do B esteve envolvido em todos os movimentos na luta pela democracia, dos jovens, das mulheres e trabalhadores. “Sempre estivemos presentes, apoiando as forças progressistas do estado”, disse.
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5879
-
Agropecuária6 dias atrás
Inscrições do Agrocolégio são prorrogadas até dia 4 de novembro
-
Destaque6 dias atrás
Ronaldo Caiado mostra força e vence Bolsonaro em Goiás
-
Destaque4 dias atrás
Goiana de 15 anos é campeã mundial escolar de natação paralímpica
-
Agropecuária6 dias atrás
Agrodefesa alerta para cadastro das lavouras de soja em Goiás
-
Política6 dias atrás
Eleito prefeito, Mabel enfatiza compromisso para transformar Goiânia: “Maior missão da minha vida”
-
Cidades6 dias atrás
Finados: pesquisa do Procon aponta variação de até 574% em preço de flores
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Apenas 21% dos municípios goianos não deram início ao encerramento de lixões
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar