Geral

Aberta seleção para gerir I Prêmio Candango de Literatura

Publicado

em


O primeiro passo para a realização do I Prêmio Candango de Literatura foi dado nesta segunda-feira (18). Com o potencial de se tornar um dos mais importantes concursos do gênero entre os países de língua portuguesa, o certame será realizado no primeiro semestre de 2022. Para essa execução, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) abre, de hoje a 17 de novembro, o chamamento público para seleção da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela gestão da premiação.

O secretário Bartolomeu Rodrigues reforça que o objetivo do prêmio é integrar a comunidade internacional de língua portuguesa | Foto: Divulgação/Secec-DF

Com aporte de R$ 1 milhão, a instituição vai gerir, em parceria com a Secec, todas as fases do concurso: do lançamento à entrega do Prêmio Candango de Literatura, que terá seis categorias – Romance, Poesia, Conto, Prêmio Brasília, Capa e Projeto Gráfico, além de duas linhas destinadas a iniciativas de incentivo à leitura (Geral e PcD/Pessoa com Deficiência).

Os proponentes interessados precisam elaborar uma proposta detalhada com planejamento técnico e financeiro, detalhamento de ações e cronograma de trabalho, conforme especificado no Edital 30/2021.

“O Prêmio Candango de Literatura é uma aspiração desde o início dessa gestão, com o objetivo de integrar a comunidade internacional de língua portuguesa. É uma forma de estimular e valorizar os escritores nesse momento delicado”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

“Estamos virando uma página nessa pandemia para mostrar a força da literatura em língua portuguesa. O Estado tem esse papel de abrir esse caminho. Acredito que o Prêmio Candango de Literatura vai entrar no calendário internacional”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

Rompendo a fronteira nacional, o Candango de Literatura acolhe escritores de países que falam a língua portuguesa. Esse aspecto que universaliza o certame dialoga com a valorização da literatura produzida em Brasília, que ganha uma categoria específica (Prêmio Brasília).

READ  DF garante vacinação de pessoas que têm mais de 25 anos

Política pública

“Estamos virando uma página nessa pandemia para mostrar a força da literatura em língua portuguesa. O Estado tem esse papel de abrir esse caminho. Acredito que o Prêmio Candango de Literatura vai entrar no calendário internacional”, projeta o secretário.

O Prêmio Candango de Literatura alinha a Secretaria de Cultura e Economia Criativa à Política Nacional de Leitura e Escrita no Brasil (Lei 13.696), que reconhece a prática da leitura e da escrita como um direito para exercer plenamente a cidadania. Com base na última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a quantidade de leitores no país caiu de 56%, em 2015, para 52% em 2019.

Beth Fernandes
“Acabamos de executar, com gestão da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), o I Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-juvenil , que estimulou a escrita de crianças e adolescentes, com êxito surpreendente. Seguir com o Candango de Literatura é aprofundar e dar prosseguimento à política pública de Leitura, Escrita e Oralidade no âmbito nacional, estadual e local, contribuindo para valorizar e disseminar a cadeia produtora do livro e leitura local e nacional”, destaca Beth Fernandes, assessora de relações institucionais.

READ  Edição Edição 0052

O I Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-juvenil selecionou 30 obras inéditas de crianças e jovens, entre seis e 17 anos, para compor a coletânea de poesias Mala do Livro: uma viagem na cultura, em celebração aos 30 anos do projeto da BNB.

As inscrições

No ato da inscrição, o proponente precisa apresentar os anexos I (Ficha de inscrição) e II (Roteiro de elaboração da proposta).

As propostas devem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected].

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA