Distrito Federal

Socioeducandos do DF fazem provas do Enem hoje e amanhã

Publicado

em


A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) aderiu ao programa do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL 2020). As provas serão aplicadas nas unidades de internação do Sistema Socioeducativo de todo o DF nesta terça (23) e na quarta-feira (24), de acordo com calendário anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

São 190 inscritos distribuídos em sete unidades de internação: 32 na de Santa Maria, cinco na de São Sebastião, 14 na de Planaltina, 38 na de Saída Sistemática, 27 na de Brazlândia, 68 na do Recanto das Emas e 6 na Unidade de Internação Feminina do Gama.

A titular da Sejus, Marcela Passamani, considera a criação do Enem PPL uma grande conquista para o Sistema Socioeducativo. “Este programa garante aos adolescentes privados de liberdade a possibilidade do ingresso a uma universidade, com benefícios como bolsas de estudos, por exemplo”, destaca. “É uma oportunidade a esses adolescentes, uma condição de dar continuidade a seus estudos, permitindo uma melhor colocação no mercado de trabalho. O acesso à educação é um direito de todos, inclusive para os adolescentes vinculados às unidades de internação”.

READ  Sedes abrirá mais 100 vagas para pessoas em situação de rua

Oficinas preparatórias

Foram elaboradas oficinas preparatórias de redação focadas na escrita em diversas unidades, com a abordagem dos critérios avaliativos, a fim de direcionar os adolescentes à assertividade na hora em que forem discorrer sobre possíveis temas na redação do Enem PPL 2020. O nível de dificuldade das provas é o mesmo do exame regular, porém com a particularidade da aplicação dentro das internações.

 Orientação pedagógica

Em cada unidade foi feito o cadastro de um responsável pedagógico, que acompanhou todos os trâmites do adolescente, desde a inscrição no exame ao possível ingresso no curso superior – caso o aluno obtenha nota compatível. A ampliação de unidades participantes, pontua a secretária de Justiça e Cidadania, é um marco da gestão atual e busca possibilitar aos jovens a oportunidade de ascensão ao ensino superior, além da experiência de realizar as provas do Enem.

* Com informações da Sejus

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA