Política

25ª Conferência da Unale

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está sendo representada na 25ª Conferência Nacional da Unale, em Recife, realizada de 8 a 11 de novembro. Essa edição, que comemora o Jubileu de Prata da instituição, celebra, ainda, o maior encontro de parlamentares da América Latina. Discutindo o tema “Rumo ao Parlamento do Futuro”, o evento reúne deputados e servidores de Casas Legislativas de todo o País. 

Além da troca de experiência entre as instituições legislativas, a conferência oferece aos participantes atividades simultâneas, como mesas redondas e painéis com temas pertinentes à atuação das instituições. 

Nessa edição, a Alego é finalista de um prêmio que incentiva projetos de destaque dos legislativos estaduais. A Assembleia goiana está concorrendo com o programa Politizar, que foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para aproximar estudantes universitários do Parlamento, permitindo a eles a simulação prática das atividades de um deputado estadual. O resultado será divulgado nessa sexta-feira, 11, último dia do evento. 

Para o presidente da Unale, deputado Lidio Lopes (Patriota-MS), as discussões sobre o Parlamento do futuro tendem a se desdobrar em mudanças efetivas no funcionamento das casas legislativas. “É possível que haja alterações em regimentos internos e leis orgânicas, para que a atuação dos parlamentares se torne mais profícua e eficaz”, afirma.

READ  Índice de satisfação em morar em Campos Verdes passa de 90%

Vice-presidente da Unale no Nordeste e coordenador do evento, o deputado Diogo Moraes (PSB-PE) acentua que a conferência ocorrerá após um processo eleitoral que renovou 42% dos parlamentares estaduais no Brasil. “Novos e importantes quadros entrarão nas Assembleias. Segmentos diversos passarão a ter representatividade e voz no Legislativo, o que é muito importante para população”, avalia.

O presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD), não pôde comparecer no evento esse ano, mas endossou a reflexão dos parlamentares sobre o evento. “É uma grande oportunidade de nos aprimorarmos, de trocar experiências sobre as nossas atividades, buscar ideias para melhorar o trabalho que prestamos à população e estar em sintonia com a atividade legislativa”, definiu. 

A secretária-geral da presidência, Andressa Landim, falou sobre a importância de um Parlamento ajudar o outro, já que o evento reúne representantes das 27 Assembleias do País. “A gente está aqui para aprender o que eles têm para ensinar e levar para eles essa experiência de quase quatro anos que tivemos na atual gestão”, declarou. 

O diretor administrativo da Alego, Marco Antônio Ferreira, destacou o enriquecimento que a conferência proporciona para a administração do Legislativo. “São várias áreas que estão trocando experiência, trazendo as suas iniciativas, para a gente poder colher tudo isso e levar inovação e novas experiências para a Assembleia de Goiás. 

READ  Lêda Borges destaca a importância da pluralidade em cargos e funções de liderança

Mariza Barbosa, coordenadora do projeto Politizar, que está concorrendo ao prêmio no evento, falou da satisfação da Alego ser finalista. “É extremamente importante e eleva o nome da Assembleia Legislativa de Goiás em termos de trazer o cidadão para conhecer o Legislativo, então essa é a maior missão que o projeto politizar tem desde o seu princípio, em 2013”. 

O evento

Realizado anualmente, o congresso da Unale é considerado o maior evento de parlamentares da América Latina. Como já ocorreu em 2021, na edição de Campo Grande (MS), o encontro em Pernambuco está sendo realizado em formato híbrido. A abertura oficial ocorreu às 19h, porém, antes mesmo da cerimônia, houve atividades simultâneas com a participação de parlamentares e servidores, além de autoridades e delegações estrangeiras.

A cerimônia oficial de abertura da 25ª conferência, realizada na noite de terça-feira, 8, foi marcada por grandes emoções. Entre elas, a apresentação dos nove finalistas do Assembleia Cidadã, pela qual a Alego concorre com o Politizar. Outros oito projetos integram a disputa.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA