Cidades

Usuários do Ipasgo que farão o IRPF devem verificar CPF cadastrado na instituição

Publicado

em


Levantamento aponta que cerca de 49 mil beneficiários dependentes estão com CPF inválido no Instituto, condição que pode gerar divergência de dados durante o acerto de contas com a Receita Federal. Para regularização, Ipasgo cria área exclusiva de consulta e atualização do documento no Portal do Usuário. Auxílio também acontecerá pelo telefone 0800 62 1919 e nos postos de atendimento presencial.

Cerca de 49 mil usuários do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) estão com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) inválido no sistema da autarquia. Levantamento revela que a ampla maioria desse grupo é formada por dependentes de titulares do Ipasgo que deixou de atualizar os seus dados e, agora, precisa regularizar o número do CPF. Além de disponibilizar os dados adequados ao Instituto, a medida tem o objetivo de garantir a conclusão correta da declaração do Imposto de Renda 2022 (ano base 2021) dos beneficiários.

A partir deste ano, o Ipasgo passa a atender a Instrução Normativa da Receita Federal, que estabelece o envio das despesas de todos os beneficiários do Instituto por meio da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed). As informações encaminhadas pela autarquia servirão de base para conferência da Receita Federal quanto aos gastos que os usuários tiveram com a área da saúde. Esses dados, normalmente, são utilizados pelos contribuintes para as deduções do Imposto de Renda (IR), na tentativa de reduzir o valor final do tributo.

READ  Aprovado, em primeira fase, projeto do Governo que institui novos fundos rotativos ao Corpo de Bombeiros

Por conta disso, os titulares e dependentes do Ipasgo que vão acertar as contas com o Leão devem acessar o Sistema do Instituto para verificar se o CPF cadastrado está correto ou não. Para isso, a autarquia criou uma área exclusiva dentro do “Portal do Usuário”, disponível no site do Instituto, onde o beneficiário fará a verificação do CPF. No mesmo espaço, ele conseguirá fazer a atualização dos dados, caso haja alguma irregularidade. Para ter acesso à plataforma, o interessado terá de informar a matrícula e senha de acesso. Clique aqui e faça agora sua consulta!

Além dessa alternativa, o Instituto também disponibilizou outros dois canais para regularização e orientação aos usuários. O atendimento ocorrerá pelo telefone 0800 62 1919, nas 17 regionais do Ipasgo, também nos 36 postos próprios administrativos, além das 71 unidades do Vapt-Vupt que prestam auxílio aos beneficiários.

O diretor de Gestão Integrada do Ipasgo, Rafael Lisita Júnior, ressalta que a iniciativa possibilitará o acesso ao CPF correto dos usuários, viabilizando a regularidade na declaração. “Dessa forma teremos condições de, posteriormente, fazer a retificação da Dmed e garantir que o beneficiário do Instituto não tenha inconsistência na análise de dados pela Receita em relação ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda”, afirma Lisita.

READ  Prefeitura amplia vagas e moderniza instituições da Região Sul

O presidente do Ipasgo, Leonardo Lobo, destaca que a agilidade do usuário nessa consulta será fundamental para que as atualizações necessárias no sistema da Receita ocorram no período mais breve possível. “Divergência de dados é o que ninguém deseja durante o processo de declaração do IR porque leva o contribuinte para malha fina. Nesse momento, montamos uma força-tarefa para auxiliar os nossos beneficiários de forma rápida e simples”, pontua o presidente.

A Receita Federal estabeleceu o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda de 2022 entre os dias 07 de março e 29 de abril. Até a abertura do período de entrega da declaração, o recomendado é organizar os documentos necessários para dar celeridade no processo.

Confira abaixo o passo a passo para atualizar seu CPF!

Fonte: Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA