Política

Uso de copos plásticos descartáveis nos órgãos públicos é proibido em Goiás

Publicado

em


A Assembleia Legislativa aprova, neste instante, em definitivo, na sessão ordinária dessa quarta-feira, 27, o projeto de lei do deputado Bruno Peixoto (UB), líder do Governo, que propõe por meio do projeto de lei nº 4730/19, a proibição do uso de copos plásticos descartáveis nos órgãos da administração pública direta ou indireta de Goiás.

A medida visa reduzir a produção de resíduos sólidos, que contribui para um meio ambiente mais limpo e sustentável; proteger a saúde humana, e fortalecer a relação do meio ambiente e saúde pública, e, ainda, representa uma economia aos cofres públicos.

O legislador diz que a propositura pretende estabelecer o uso, por parte dos funcionários de copos reutilizáveis no consumo de bebidas. E prossegue, ao relembrar que “o copo descartável é produzido a partir do petróleo, uma matéria prima que levou anos para se formar; o seu uso é em média por 20 segundos, e depois de descartado, o seu tempo de decomposição na natureza é de 200 a 400 anos”.

O parlamentar prossegue ao afirmar que “do ponto de vista econômico é inviável a reciclagem de copos descartáveis, seu descarte compromete o volume de lixo produzido depositado nos aterros. Isso sem falar no volume não coletado em terrenos baldios, córregos, rios e ruas”, aponta.

READ  Políticas de reciclagem propostas por Cruvinel e Cabral tramitam na Alego

O autor do projeto argumenta, ainda, com base em estudos recentes, que os copos de plástico quando utilizados com bebidas quentes, como café e chá, transferem suas propriedades tóxicas para o líquido, o que pode desencadear a longo prazo, infertilidade masculina, diabetes, câncer e outras enfermidades. A matéria será encaminhada para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA