Geral

Transparência, governança e integridade pública direcionaram a atuação do Estado durante um ano de gestão Wanderlei Barbosa

Publicado

em

A transparência pública, a boa governança e a integridade são princípios que norteiam a administração do governador Wanderlei Barbosa. Exemplo disso é que uma de suas primeiras iniciativas, ao assumir a gestão em outubro de 2021, foi determinar, por meio do Decreto n° 6.344/2021, a realização de inspeção em órgãos e entidades para apurar possíveis irregularidades, além da promoção da defesa do patrimônio público e a transparência da gestão.

Com apenas três meses à frente do Governo, em fevereiro deste ano, Wanderlei Barbosa instituiu a Política de Governança Pública e Compliance da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, com o Decreto n° 6.395/2022. 

Cooperação Técnica

Outra medida relevante na área do controle diz respeito ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) e o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), em abril deste ano.

O acordo garante a cooperação mútua de informações da base de dados, por meio do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo Licitações, Contratos e Obras (Sicap/LCO), do TCE/TO, e alertas emitidos pelo sistema Alice, do Tribunal de Contas da União (TCU), com o qual o Tribunal é interligado.

A medida fortaleceu os mecanismos de fiscalização entre a CGE-TO e o TCE/TO, além de promover mais agilidade e maior efetividade nos processos de trabalho.

READ  Saúde abre inscrições para curso sobre leishmaniose visceral

Controle social 

Neste período, as medidas de fomento ao controle social também ganharam expressividade. Ainda em novembro de 2021, para aperfeiçoar a interlocução entre a sociedade e a administração pública, o Governador integrou o Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic) à Plataforma Federal de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR Tocantins.

No mesmo mês, foi regulamentado, por meio da Instrução Normativa CGE nº 04/2021, o exercício das competências da Ouvidoria-Geral do Estado e das unidades setoriais do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual, o Se-OUV. A iniciativa é de grande relevância no contexto da participação da sociedade na gestão.

 Portal da Transparência

Neste primeiro ano de Gestão Estadual, outra medida importante é a construção do novo Portal da Transparência. Principal ferramenta de dados abertos da gestão disponível aos cidadãos, o portal passa por uma reestruturação completa, por meio de um serviço que envolve a atuação da CGE Tocantins e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), com a participação das secretarias de Estado da Comunicação (Secom) e da Fazenda (Sefaz).

A arquitetura e o design da informação, que é o modo de organização e apresentação para tornar os dados acessíveis e atrativos às pessoas, levam em conta sugestões recebidas dos próprios usuários por meio de consulta pública, bem como as determinações da legislação sobre o assunto. O novo portal deve ser lançado ainda este ano. 

READ  Edição 4482

Formação

Também favoreceu a governança neste período, a política de capacitação, prevenção e aproximação das pastas do Executivo Estadual. Isso significa que, antes da inspeção, da fiscalização e da auditoria, foram disponibilizados, ao agente público, orientação e formação técnica para que atue conforme determinam a Constituição Federal e os órgãos de controle externo.

Para isso, foram realizadas capacitações, reuniões e visitas técnicas, por meio da CGE-TO. Só neste ano, foram oferecidas mais de 1,6 mil vagas em cursos e oficinas, em todos os campos do controle administrativo – controle interno; transparência, controle social e ouvidoria; e correição. 

Futuro promissor

Para o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, as iniciativas do Governo do Tocantins neste período levaram à construção de bases mais sólidas no aspecto do controle. “Foram 12 meses que reuniram dados relevantes, em que o governador Wanderlei Barbosa trouxe à gestão uma direção assertiva com ações que ampliaram os mecanismos de transparência, governança e integridade pública, o que nos leva a vislumbrar resultados ainda mais promissores daqui para a frente”, conclui o gestor.

Curso Gestão e Fiscalização de Contratos – Josy Karla/Governo do tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA