Cidades

Setembro Amarelo: ação em favor da vida

Publicado

em


Com a participação humanitária de profissionais da área de psicologia e psiquiatria, o Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), faz durante o Setembro Amarelo uma série de lives e uma palestra presencial.

A iniciativa convida toda a sociedade a refletir e perceber que, de alguma maneira, pode ajudar ou pedir ajuda, além de aliviar a pressão do momento e aumentar o engajamento social do tema de prevenção ao suicídio. A expectativa é de que a programação, totalmente gratuita, atinja diretamente cerca de seis mil pessoas.  

As lives acontecem até o final do mês, sempre às quintas-feiras, às 17 horas. As inscrições podem ser feitas na Plataforma do Voluntariado da OVG (www.ovg.org.br/voluntariado). Entre os temas que ainda serão abordados estão: “Ansiedade e relações familiares na pandemia”; “Processos de luto: como lidar com eles” e “Prevenção ao suicídio: sofrimento, atenção e diálogo”. A participação, em cada uma das lives, conta 10 pontos para o Banco de Oportunidades do Programa Universitário do Bem (ProBem).  

A psicóloga Maria Luíza Bitencourt Couto foi uma das profissionais da área da Saúde que se uniu à OVG neste Setembro Amarelo. Segundo ela, por muito tempo, falou-se muito pouco sobre o suicídio. Situação que fica evidente nos índices de morte no Brasil, que nem sempre trazem de forma clara o suicídio como causa da morte, que pode ser interpretada, por exemplo, como acidente doméstico.  

READ  DGAP assina termo para até 150 vagas de trabalho para detentos, em Senador Canedo

“Fico feliz em me unir a OVG nessa ação. Acredito que falar sobre suicídio é um ato de justiça por todas as vidas perdidas e para evitarmos mais perdas. O suicídio é combatido com cuidado, acolhimento e tratamento, não com silêncio e omissão”, afirma a psicóloga Maria Luíza Bitencourt Couto, que durante uma live abordou o tema “Sofrimento psíquico para além dos diagnósticos”.  

A psicóloga e gerente de Promoção do Voluntariado da OVG, Larissa Guimarães, afirma que cada detalhe do Setembro Amarelo da instituição foi pensando com muito cuidado e carinho. “Queremos promover maior conscientização na escuta e despertar um olhar sem preconceito sobre o tema. Reservamos um tempo nas lives para que nosso convidado voluntário responda perguntas do público. Só temos a agradecer a esses profissionais por unirem-se à OVG abrindo um caminho para a possibilidade de orientação e ajuda para as pessoas que necessitam desse apoio socioemocional.” 

De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, a ideia é trazer alento às pessoas, público em geral das lives, bolsistas da OVG e colaboradores da Organização, que estão enfrentando problemas de variadas intensidades gerados, também, pelo isolamento social e o ‘novo normal’, advindos com a pandemia.  

READ  Ao vivo: Caiado entrega caminhões a 17 municípios na Semana da Agricultura Familiar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. “É preciso que todos estejamos alertas e que façamos o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem conosco. A OVG acredita que cada um pode fazer sua parte em favor da vida. Essa é a nossa intenção com as ações do Setembro Amarelo”, explica Adryanna Melo Caiado.  

Cuidado com todos 

Além da programação on-line, a Gerência de Promoção do Voluntariado da OVG preparou instantes especiais para os colaboradores da Organização. Seguindo todas as normas de segurança contra a Covid-19, eles participaram de um momento de meditação Mindfulness. A prática ajuda a reduzir o estresse, além de promover bem-estar. A designer Anaís Almeida de Siqueira, 28 anos, ficou empolgada com a possiblidade de aprender mais sobre o Mindfulness.  “É legal dar uma pausa e poder trabalhar a minha mente para ser menos dispersa, a melhorar o meu foco e a reduzir a minha ansiedade.” 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA