Geral

Serviço de Verificação de Óbitos realiza webconferência sobre fluxo de remoções cadavéricas

Publicado

em

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) realiza nos dias 22 e 23, uma webconferência para esclarecimentos sobre o fluxo de trabalho para remoções cadavéricas em todos os municípios, com o objetivo de elucidação das causas mortes mal definidas. O evento será realizado no formato on-line, via plataforma do Google Meet e será destinado aos gestores e profissionais médicos dos 139 municípios do Tocantins.

O coordenador técnico do SVO, o patologia, doutor Arthur Alves Borges explicou que o evento será organizado em dois momentos para atender a todas as regiões e municípios. No dia 22, participam os profissionais da Macrorregião Norte, a partir das 14 horas e no dia 23 será a vez dos municípios da Macrorregião Sul.

A gerente do SVO, Luzia Rodriguez Nogueira informou que “a SES-TO firmou contrato com uma empresa especializada nos serviços de remoção cadavérica (translado intermunicipal), com objetivo de produzir dados epidemiológicos, através da realização de necropsia de pessoas falecidas de morte natural, com ou sem assistência médica, sem elucidação diagnóstica, para a definição e implementação de políticas de saúde e fidelidade estatística do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)”.

READ  Live esclarece dúvidas da população sobre a Lei da Reurb

Luiza Rodriguez Nogueira explicou que “após as necropsias iremos fornecer a respectiva Declaração de Óbito (DO), para que os gestores possam elaborar políticas públicas de qualidade, norteando a Vigilância sobre agravos compulsórios. Esses dados são de suma importância, uma vez que podem colocar em evidências os possíveis riscos emergentes à saúde pública”.

Mais esclarecimentos aos municípios podem ser obtidas pelos telefones:  (63) 3218-7320 ou pelo 0800 6459 585.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA