menu
Procon Goiás explica como fugir de golpes no Dia do Consumidor

Procon Goiás explica como fugir de golpes no Dia do Consumidor

Procon Goiás explica como fugir de golpes no Dia do Consumidor

Lojas físicas e virtuais oferecem promoções e ofertas atrativas, mas consumidor deve estar atento a preços abaixo dos praticados no mercado

Nesta sexta-feira (15/03) é o Dia do Consumidor, data conhecida como a “Black Friday” do primeiro semestre no comércio brasileiro. Diante da expectativa para o aumento do consumo, o Procon Goiás faz um alerta aos consumidores para que não caiam em golpes. Uma das dicas é tomar cuidado com as propagandas agressivas, como “últimos minutos para aproveitar”, “corra que são as últimas unidades” ou “desconto imperdível”. Segundo o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, isso pode ser uma armadilha. “É importante desconfiar das promoções mirabolantes ou produtos e serviços que estejam com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Avalie com calma a sua necessidade de compra, pois preços muito reduzidos ou promoções que parecem muito boas podem ser sinal de tentativa de fraude”, explica. Antes de efetuar uma compra, o ideal é analisar a idoneidade da empresa, conferindo os dados comerciais, como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ. Ainda, observar se a empresa possui site oficial e redes sociais e prestar atenção no conteúdo postado. Se não tiver indicação de familiares ou conhecidos, o cliente pode acessar plataformas como Reclame Aqui, para verificar se já existem denúncias e reclamações referentes ao estabelecimento. Comércio eletrônico Quanto às compras pela internet, um dos principais alertas é não clicar em links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens. A medida evita o “phishing”, uma fraude em que o golpista finge ser de uma loja, manda um falso cupom de desconto ou uma promoção extremamente atraente e, quando o consumidor clica no link, acaba caindo em um site falso, onde terá seus dados bancários e informações como login e senhas roubados. Há casos em que os golpistas enviam boleto falso ou chave Pix, em que o dinheiro será direcionado para suas contas pessoais. “Na dúvida, não clique em nenhum link e cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa”, afirma o superintendente. Vale a pena lembrar que é importante verificar os endereços de sites, que devem começar com “https” e não “http”. Observe também se há erros de português ou fotos de má qualidade. Notas fiscais e comprovantes O Procon Goiás orienta que o consumidor guarde todas as notas fiscais de compras. Em caso de produto adquirido pela internet, a recomendação é fazer prints das telas que indicam que a compra foi realizada, anotar códigos de confirmação e guardar e-mails que chegam com dados de confirmação da compra. Esses documentos podem ser úteis para comprovar que realizou a transação e, em caso de golpe, denunciar sites falsos e criminosos. Se o consumidor se sentir lesado, deve entrar em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior). O registro também pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). Foto: Couple/Divulgação / Procon Goiás - Governo de Goiás  

Facebook