Geral

Secretaria da Saúde apresenta Programação Anual para 2023

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta terça-feira, 11, a Programação Anual de Saúde de 2023 na 285ª reunião ordinária do O Conselho Estadual de Saúde (CES/TO). Durante a reunião, a pasta também fez esclarecimentos sobre os serviços de tratamento intensivo (UTI), cirurgias eletivas, tratamento para autismo e o projeto de viabilidade da Campanha de Prevenção dos Acidentes de Trânsito no Estado. 

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, apresentou a ‘Programação Anual de Saúde de 2023’ (aprovada pelo CES), a qual consta o planejamento do Governo do Estado, para o próximo ano. “Estamos prevendo para 2023 um total de R$ 2.097.286.000,00 que serão utilizados em custeio, pessoal e investimentos, para ações como a implementação da rede de atenção as urgências, hemocentros, rede materno infantil, de reabilitação, vigilância e outros. Além das prioridades da gestão como as obras dos hospitais gerais e regionais”, disse.

Eletivas

A reunião também contou com esclarecimentos das Superintendências de Unidades Próprias e de Atenção à Saúde, responsáveis pela realização das cirurgias eletivas no Estado, que já contabilizam 6.935 procedimentos feitos este ano, número superior à meta estipulada que era de 6000 cirurgias eletivas.

“O Estado está com uma produção bem acima do esperado, só nas unidades hospitalares de gestão estadual foram feitas 6.057 cirurgias eletivas este ano. Estamos com a estratégia do ‘Opera Tocantins’ que realizou 42% deste total e 58% foram feitas dentro da rotina dos hospitais. Além disso, temos a produção dos hospitais municipais e contratualizados, são no total 6.935 pacientes atendidos. Todos estes procedimentos são regulados pela Central Estadual de Regulação e atendemos a pacientes com mais de 10 anos de espera”, disse o gestor público, Victor Ferreira Diniz.

READ  Corinthians vai até o Rio Grande do Sul em busca da classificação no Brasileiro Sub-20

Autismo

O atendimento ao Autismo também foi ponto de pauta da reunião. A gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Débora Cirqueira, explanou aos conselheiros de saúde que o atendimento ao autista já é realizado nas unidades dos centros de reabilitação e está sendo melhorado com a contratação de novos profissionais de saúde e com a implementação da linha do cuidado do Transtorno do Espectro Autista. “Estamos fazendo um trabalho em conjunto com os municípios, equipes multiprofissionais e interinstitucionais para traçar a linha do cuidado da pessoa autista. A linha deve compreender deste atenção básica, educação, até a alta complexidade, pois este paciente necessitará de uma acompanhamento pela vida com diferentes cuidados”.

Trânsito

O último ponto de pauta foi apresentado pela Superintendência de Vigilância em Saúde, com o Projeto de Viabilidade de Campanha de Prevenção dos Acidentes de Trânsito. O agravo é causa de mais de 3 mil mortes no mundo e de sobrecarga das unidades de saúde, com grandes custos financeiros, sociais e humanos.

READ  Programa Dignidade Menstrual beneficia mais de 65 mil estudantes da rede estadual

A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, enfatizou que o Tocantins, segundo dados nacionais, aparece em 2º lugar em óbitos no país, somente em 2020, 287 pessoas faleceram em vias públicas, destes 181 de acidentes de motos de um total de 456 óbitos registrados. “São dados alarmantes, por isso necessitamos mudar a cultura do trânsito em nosso Estado, isso não é um problema só de saúde, é da polícia militar, educação, Detran, e outras instituições. Precisamos de mais fiscalização, o custo de um acidente de trânsito é muito alto para a sociedade”.

Projeto para prevenção aos acidentes de trânsito é apresentado aos Conselheiros de Saúde – Laiany Alves/Governo do Tocantins

Estado supera expectativas na realização das cirurgias eletivas – Laiany Alves/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA