menu
Governo inicia distribuição nacional da vacina contra vírus sincicial respiratório

Governo inicia distribuição nacional da vacina contra vírus sincicial respiratório

Vacinação de gestantes protege recém-nascidos e reduz internações
João Risi/MS

O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (2), a distribuição nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O primeiro lote, composto por 673 mil doses, seguiu para todos os estados e para o Distrito Federal. 

A imunização, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.

Em nota, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca a proteção de gestantes e bebês. “A chegada dessa vacina é uma novidade e reforça o compromisso do SUS com a prevenção e com o cuidado integral das famílias brasileiras”, afirmou.

IMPORTÂNCIA

O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A vacinação materna oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações. Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao VSR. Desse total, mais de 35,5 mil ocorrências envolveram crianças com menos de dois anos, o equivalente a 82,5% dos registros.

Como a maioria dos quadros é causada por infecção viral, não existe tratamento específico para bronquiolite. O manejo clínico inclui terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e uso de broncodilatadores em casos de chiado.

ONDE SE VACINAR

A gestão dos estoques das vacinas recebidas é de responsabilidade das secretarias de Saúde dos estados e dos municípios, que poderão iniciar imediatamente a vacinação nos postos de saúde nas unidades básicas de saúde (UBSs).

O Ministério da Saúde promete garantir o abastecimento necessário para a execução das estratégias locais de vacinação.

Nas UBSs, a orientação para as equipes é verificar e atualizar a situação vacinal das gestantes, incluindo as imunizações contra a influenza e covid-19, uma vez que a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) pode ser administrada simultaneamente com esses imunizantes.

DOSES

O lote inicial integra a compra de 1,8 milhão de doses realizada pela pasta. As entregas seguem calendário pactuado com estados e municípios.

Veja a quantidade de doses distribuídas inicialmente para cada estado:

UF — Doses

Acre – 3.800

Alagoas – 12.430

Amapá – 3.460

Amazonas – 18.820

Bahia – 44.525

Ceará – 29.030

Distrito Federal – 9.465

Espírito Santo – 13.935

Goiás – 24.530

Maranhão – 25.480

Mato Grosso – 15.580

Mato Grosso do Sul – 10.755

Minas Gerais – 62.165

Pará – 33.050

Paraíba – 13.570

Paraná – 37.120

Pernambuco – 30.700

Piauí – 11.170

Rio de Janeiro – 46.720

Rio Grande do Norte – 10.340

Rio Grande do Sul – 32.330

Rondônia – 6.250

Roraima – 3.490

Santa Catarina – 25.865

São Paulo – 134.555

Sergipe – 7.680

Tocantins – 6.180

Brasil – 673.000

 

Facebook