Política

Rubens Marques quer aperfeiçoar lei que beneficia pessoas com fibromialgia

Publicado

em

O deputado Rubens Marques (UB) é autor da proposta que resultou na Lei n° 20.873, de 8 de outubro de 2020, que estabeleceu um política estadual de atenção e direitos para as pessoas acometidas da síndrome da fibromialgia e doenças reumatológicas. Como a legislação não especifica meios de identificar esses pacientes, o parlamentar sugere criar o Cadastro e Passaporte da Fibromialgia, através da proposta protocolada sob o nº 10.240/22.

A nova propositura de Rubens Marques altera a referida lei para acrescentar o mecanismo de indicação de quem sofre da doença inflamatória crônica. De acordo com a matéria, é de responsabilidade do Executivo a implementação do procedimento de cadastro e emissão dos passaportes de fibromialgia, a qual deve ser comprovada via apresentação de atestado médico.

O legislador afirma que a lei já trouxe inúmeros benefícios aos fibromiálgicos, porém há ausência de um dispositivo de identificação das pessoas que sofrem dessa síndrome, o que impede a melhoria concreta na qualidade de vida delas. “Diante disso, é imprescindível a criação de um mecanismo de identificação para que essas pessoas consigam usufruir de seus direitos.”

READ  Saúde aplica mais de 100 mil vacinas em pessoas de fora do DF

Com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que aprovou o relatório do deputado Amilton Filho (MDB), a proposição vai agora a Plenário, para duas fases de discussão e votação.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA