Gestão

Rogério Cruz participa de simpósio sobre cidades inteligentes

Publicado

em

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, participou nesta segunda-feira (27) do Simpósio FRB – Governo Digital e Municipalidade, em Brasília, promovido pela Fundação Republicana Brasileira, no qual discutiu cases de sucesso relacionados ao governo digital e cidades inteligentes.

Na ocasião, o prefeito destacou investimentos já implantados em Goiânia, na área de tecnologia, para incluir a capital na rota das cidades inteligentes, projeto apresentado durante participação da Smart City Curitiba 2023, na semana passada, no Paraná.

Rogério Cruz também ressaltou que encontraram uma saída interessante para Goiânia. “Quando assumimos, encontramos uma gestão em que prevalecia o papel, que tínhamos de assinar e carimbar. Essa realidade mudou com a digitalização de todos os processos”, afirmou.

Para além de uma cidade tecnológica, Rogério Cruz expôs que o objetivo da gestão é proporcionar ao cidadão que se aproxime da prefeitura por meio da tecnologia. Dos avanços já consolidados para transformar Goiânia numa cidade inteligente, o prefeito citou, por exemplo, a implantação, na estrutura da administração municipal, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que interliga todos os órgãos da gestão. 

O prefeito pontuou que a capital é a primeira a implantar tecnologia que utiliza veículos com câmeras de alta resolução e inteligência artificial que mapeia trechos viários que precisam de intervenção. De acordo com ele, esses veículos rodam toda a cidade, registrando fotos de buracos, mato alto, de sinalização apagada, entulho e lixo na calçada, para a tomada de ações que objetivam manter a cidade limpa e em ordem.

Celeridade na abertura de empresas

A celeridade que Goiânia tem alcançado para desburocratizar o processo de abertura de empresas. Como resultado de acordo firmado com órgãos como o Sebrae e a Junta Comercial do Estado de Goiás, (Juceg), foram retirados 16 itens cobrados para se abrir uma empresa no município, o que colocava a cidade na última posição entre as capitais. Com a simplificação das exigências, para apenas seis itens, Goiânia fica na quarta posição.

Rogério Cruz anunciou, durante o Simpósio, que já tratou com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), para a redução de mais dois itens para abertura de empresas, o que colocará Goiânia na primeira posição entre as capitais. “Passaremos a ser, em breve, a primeira capital com menos burocracia para abertura de empresas”, pontuou.

Foto: Ian Felipe

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA