Cidades

Rogério Cruz discute parceria com Estado para revitalizar Centro de Goiânia, durante entrega de reforma do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás

Publicado

em


O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o governador Ronaldo Caiado discutiram parcerias para repaginar o Centro da capital durante a solenidade que marcou o fim das obras de revitalização da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), na Praça Cívica. O instituto completa 90 anos em 2022 e a sede dele foi construída em 1939. Trata-se de um dos prédios mais antigos da capital.

“Reformar um imóvel como esse é resgatar memórias”, disse Rogério durante o evento. “Eu e o governador estávamos conversando sobre como podemos avançar na revitalização do Centro de Goiânia. A prefeitura, por exemplo, acaba de sancionar o novo Plano Diretor, que cria condições para promover a recuperação da região. É um processo importante, que serve para preservar a história da cidade”.

O governador, que se declarou um “apaixonado” pela cultura goiana, manifestou interesse em trabalhar com a gestão do prefeito Rogério Cruz para dar novo aspecto ao Centro da capital. “Se nós recuperarmos toda essa região central, que é o maior acervo de art déco do Brasil, teremos condições também de preservar a memória. Há muitos prédios abandonados. Não existe povo sem história e somos orgulhosos da nossa cultura. Queremos ela cada vez mais viva”.

A reforma do prédio do IHGG custou cerca de R$ 2 milhões e foi realizada em parceria com cooperativa de crédito Sicoob, que financiou a integralidade da obra e poderá ocupar uma das salas do imóvel. O presidente do Instituto, Jales Guedes de Mendonça, elogiou a disposição da diretoria do Sicoob em participar do processo de reconstrução da cidade. “Nada representa mais o espírito de um povo do que a sua cultura”. O IHGG guarda acervo de mais de 25 mil peças (entre livros, documentos e obras de arte), além da primeira Constituição de Goiás e uma carta da Princesa Isabel para Dom Pedro II.

READ  Semana Nacional de Tecnologia 2021 discute inclusão digital de jovens

O prédio do IHGG
A revitalização da antiga sede do IHGG marca os 90 anos do Instituto. O prédio foi erguido em três lotes doados pelo governo do Estado a duzentos metros do Palácio das Esmeraldas e abrigou, desde sua fundação, a elite intelectual de Goiás – formada por desembargadores, procuradores, juízes, professores e jornalistas.

A cooperativa Sicoob, que financiou a reforma, vai ocupar uma das salas do imóvel. Outras duas sediarão exposições permanentes dos acervos de Amália Hermano, Jarbas Jaime e Colemar Natal e Silva. Em um quarto cômodo, haverá exposição itinerante da produção de um dos integrantes do IHGG, a começar pelo escritor Bariani Ortêncio. Também funcionará um centro de convivência, denominado Café Brasileira Leo Lynce.

O projeto original foi assinado, na década de 1930, pelo arquiteto paulista José Amaral Neddermeyer, que se mudou para Goiânia. A construção aconteceu em sete meses. O prédio foi inaugurado em 1939 com as paredes pintadas de rosa, no mesmo tom da tinta utilizada na atual revitalização.

READ  Na semana do Dia do Gari, servidora da Comurg resgata incentivo da mãe para ingressar na carreira e realizar sonho de ser cantora

A sede do IHGG já abrigou outras instituições importantes do Estado. Há registros, por exemplo, de reuniões da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Goiás (OAB-GO) no local, na primeira metade do século passado. Além de aulas de história e de geografia nos anos que antecederam a criação da UFG, encontros da Associação Goiana de Teatro (AGT) e da Academia Feminina de Letras e Artes (Aflag).

Quando aconteceu o incêndio no Centro Administrativo em 2000, parte do acervo documental do governo foi acondicionado no IHGG. até a reforma do hoje Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Lá também funcionou, por um período, o Gabinete Militar da Governadoria.

O instituto hoje é formado por aproximadamente 125 sócios – entre titulares, sócios eméritos, honorários, beneméritos e correspondentes. Os decanos da instituição são Bariani Ortêncio e Ana Braga. Já integraram o quadro do IHGG os nomes mais importantes da cultura goiana, como Bernardo Élis, Colemar Natal e Silva, Belkiss Spenciére, José Mendonça Teles, Francisco Ludovico de Almeida, Leolídio Caiado e Amália Hermano.

Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA