Geral

Reunião em Brasília discute futuro do programa Minha Casa Minha Vida

Publicado

em

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales, participou de reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, solicitada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos da Habitação (ABC).

No encontro, realizado no Ministério das Cidades, foram discutidas propostas para a formatação da nova legislação do programa Minha Casa Minha Vida, que será editada na próxima terça-feira (14).

Uma das principais propostas apresentadas pela ABC foi a criação de novo sistema financeiro habitacional e um Fundo Garantidor de Habitação que fique fora das regras do atual Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O objetivo desse novo sistema é ajudar significativa parcela da população com condições de pagar prestações, mas que não consegue aprovação de crédito. Além disso, o novo sistema teria o objetivo de incorporar mais empresas e agentes financeiros na produção do empreendimento habitacional e reduzir o custo geral da operação.

De acordo com Pedro Sales, o ministro foi receptivo às reivindicações apresentadas pela ABC e ouviu informações sobre o sucesso do programa goiano ‘Pra Ter Onde Morar’. As propostas apresentadas visam ampliar o papel dos estados e municípios como parceiros do Governo Federal no enfrentamento do problema habitacional para a população de baixa renda.

Uma ideia a mais foi defendida , a retomada do Programa Sub-50, para municípios com menos de 50 mil habitantes. Segundo Sales, é importante quebrar o monopólio da Caixa Econômica Federal (CEF) para operar o programa, especialmente nas cidades com menos de 50 mil habitantes, e descentralizar para ganhar eficiência.

Em resumo, a reunião em Brasília teve como objetivo discutir soluções para o futuro do Minha Casa Minha Vida, com o objetivo de ampliar o acesso à moradia para a população de baixa renda e descentralizar o programa, tornando-o mais eficiente e acessível a todos.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA