Política

Reportagem especial da Agência de Notícias da Alego relaciona disputa eleitoral com um clássico roteiro de cinema

Publicado

em

Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidatos ao cargo de presidente da República nas eleições 2022, enfrentam a reta final de uma batalha para consolidar, ou não, as suas respectivas candidaturas, no dia 30 de outubro. Além disso, em 12 estados brasileiros, haverá disputa para o cargo de governador. Façamos, aqui, uma observação da disputa eleitoral como se fosse um clássico roteiro de um filme hollywoodiano. Mas, claro, sem spoiler. 

Na maioria dos roteiros, percebe-se uma estrutura que pouco muda: o filme dura em torno de 120 minutos e é dividido em início, meio e fim (Ato I, Ato II e Ato III), ou seja, partes relativas à apresentação, ao clímax e à resolução da história. “Todo drama é um conflito. Sem conflito, não há personagem; sem personagem, não há ação; sem ação, não há história; e sem história, não há roteiro”, diz Syd Field, roteirista estadunidense, referência na cinematografia.

Esse script hollywoodiano lembra um pouco as eleições. O candidato é apresentado aos eleitores, bem como toda sua proposição, buscando conseguir algo, que é ser eleito; se alia aos apoiadores e vai para a disputa. Do outro lado, um ou alguns concorrentes e certos empecilhos dificultam essa conquista. Ele consegue avanços; repentinamente sofre ataques; oscila nas pesquisas. O desfecho acontece. Chega o dia da eleição. As urnas são apuradas, a história se resolve e, em seguida, se encerra com a divulgação do resultado final.

READ  Para migrar para nova sede, sistemas de tecnologia da Alego terão atividades suspensas a partir desta quinta-feira, 13

No “Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico”, Field explica que os primeiros minutos são dedicados a apresentar os personagens, a premissa dramática, a situação (circunstâncias em torno da ação) e para estabelecer os relacionamentos entre o protagonista e os outros personagens que habitam os cenários do seu mundo.

A partir daí, o personagem principal enfrenta obstáculos que o impedem de alcançar sua necessidade dramática (relativa ao que ele quer vencer, ganhar, ter ou alcançar); há sempre alguém ou alguma coisa criando empecilhos e o impedindo de conseguir o seu objetivo. Esse conflito vai se acirrando até atingir o auge; a reviravolta da trama. Nessa disputa, vão acontecendo surpresas, avanços e os retrocessos até que, por fim, a história é resolvida e, em seguida, termina.

Algumas pessoas preferem filmes épicos a filmes de ação, suspense, drama, aventura, comédia, ou tantos outros gêneros. Existem aquelas que se apaixonam pela fotografia da filmagem, outras pelo figurino; as que enaltecem os efeitos visuais e as que se comovem com a trilha sonora. Há pessoas que gostam do roteiro, mas não gostam do diretor; que aplaudem a interpretação dos atores, mas criticam o discurso do personagem.

READ  Aberta audiência pública para debater a LOA em São Miguel do Araguaia

Como em todo filme, alguns ficarão felizes e eufóricos com o final; outros, tristes e frustrados. Muitos dirão que não deveriam ter gastado seu tempo indo ao cinema assistir aquele desfecho, e outros esbravejarão o seu desinteresse na continuação. E isso é democrático.

Na democracia é assim: vence o conjunto da obra que agrada mais a maioria do público. No dia 30 de outubro de 2022, data em que ocorre o segundo turno das eleições brasileiras, as urnas eletrônicas serão a tela de cinema dos 156.454.011 eleitores aptos a votar em todo o Brasil; 4.870.354 eleitores só em Goiás.

Esse é o único filme que o telespectador pode escolher o final.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA