Cidades

Rede Hemo tem funcionamento especial neste fim de ano

Publicado

em

O fim de ano chegou e, para garantir o estoque de sangue das 222 unidades de saúde atendidas pela Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) no Estado de Goiás, as unidades de Goiânia, Rio Verde, Jataí, Ceres, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis terão funcionamento especial nesta sexta-feira (30/12), das 8h às 12 horas.

No sábado (31), o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, não terá expediente. Os atendimentos de toda a Rede Hemo retornarão normalmente na segunda-feira (2/1/2023), das 8h às 18 horas. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org.

Segundo a gerente do Ciclo do Doador da Rede Hemo, Mayara Leonel, devido ao aumento do número de acidentes de trânsito e casos de dengue em Goiás, tem aumentado a distribuição de hemocomponentes para as unidades de saúde atendidas pela Rede Hemo.

“No momento, estamos precisando de doações de sangue tipo negativo, um fator muito raro na população e de doação de plaquetas, que têm uma vida útil de apenas cinco dias. Infelizmente, em razão do período de férias, em que muitos voluntários viajam, temos uma queda no número de doações o que faz com que haja uma diminuição no nosso estoque. Por isso, é importantíssimo que todo doador que estiver apto, venha até o Hemocentro neste fim de ano para fazer sua doação”, explicou.

READ  Parceria resulta na entrega de 38 casas no Residencial João Paulo II

Quem pode dar
Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. 

No caso da vacina contra o novo coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Suzana Meira (texto e foto)/Idtech

Secretaria da Saúde

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA