Cidades

Rede Hemo tem funcionamento especial na Semana Santa

Publicado

em


Com o objetivo de manter o estoque seguro para atender 222 unidades de saúde do Estado de Goiás, a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) funcionará em horário especial durante o feriado da Semana Santa. As unidades da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, de Goiânia e do interior, funcionarão na quinta-feira (14), para o atendimento aos doadores e pacientes, das 8 às 18 horas.

Na sexta-feira (15), todas as unidades estarão fechadas. Já no sábado (16), o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia funcionará das 8 às 12 horas para atendimento de doadores e pacientes. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (18/4) em todas as unidades.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, alerta que ainda há déficit de 20% nos estoques e que é fundamental que os voluntários compareçam e façam suas doações de sangue, já que é um período em que a demanda tende a aumentar.

“Por ser um feriado prolongado, há uma tendência no aumento de carros nas estradas e, consequentemente, de acidentes. Além disso, temos visto o crescente número de casos de dengue em nosso Estado, o que também aumenta a necessidade de sangue e outros hemocomponentes, como as plaquetas”, explica Ana Cristina.

Por isso, a diretora técnica convoca os doadores para que compareçam a uma das unidades do Governo de Goiás antes de viajar. “Desta forma, conseguimos manter um estoque seguro para atender as necessidades de mais de 200 serviços de saúde do Estado que são atendidos pela Rede Hemo”, explica.

READ  Caiado empossa Levy Rafael Alves Cornélio no Procon

Unidade móvel
Durante o feriado, haverá também coletas de sangue por meio da unidade móvel. Na quinta-feira, o ônibus estará na sede do Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci Goiás), na Rua C-136, no Jardim América. O agendamento para doações deve ser feito pelo telefone (62) 99285-1945.

Já no sábado, será a vez de Senador Canedo receber a unidade móvel do Hemocentro, na Praça Criativa Central. Os voluntários devem agendar a doação pelo número (62) 99288-1077.

No domingo, a coleta externa será na Igreja Adventista do 7º Dia do Jardim Balneário Meia Ponte, em Goiânia, com agendamento pelo telefone (62) 98196-2175. O horário de funcionamento da unidade móvel é sempre das 8 às 16 horas.

Quem pode doar
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – para menos de idade, é necessária autorização dos pais ou responsáveis.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.

READ  Confira o funcionamento das repartições estaduais no feriado de Tiradentes

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática poderão efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação. Os candidatos que apresentaram um diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas poderão doar após dez dias da data de coleta do exame. Os que tiveram contato com caso confirmado de Covid-19 no período de transmissibilidade poderão doar sangue sete dias após o último contato.

Doação agendada
Antes de sair de casa, é essencial que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue, pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. “O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19, e uma forma de garantir mais agilidade no atendimento nas nossas unidades”, destaca Ana Cristina.

Serviço
Onde doar: Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia, e unidades da Rede Hemo no interior do Estado: Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Funcionamento especial
Unidades do interior: quinta-feira (14), das 8 às 18 horas.
Unidade de Goiânia: quinta-feira (14), das 8 às 18 horas; sábado (16), das 8 às 12 horas.
A partir de segunda-feira (18), atendimento normal em todas as unidades, das 8 às 18 horas.

Carolina Pessoni (texto e foto)/Idtech

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA