Política

Adriana Accorsi apresenta projeto para implantação de canis nos presídios

Publicado

em


Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 1611/22, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que propõe autorizar a construção e implantação de canis nos estabelecimentos penitenciários administrados pelo estado de Goiás.

A iniciativa se baseia por já ter sido observado que o convívio com animais traz uma série de benefícios para os seres humanos, reduz o estresse, melhora a autoestima e a saúde, desenvolve habilidades afetivas e aumenta a capacidade de se socializar, favorecendo a saúde física e mental daqueles que se encontram na prisão.

Na justificativa do projeto, a deputada sustenta que a ideia é que os animais sejam cuidados pelos reeducandos em caráter temporário, inicialmente aos finais de semana, em parceria com organizações protetoras dos animais. “Posteriormente, os animais serão levados para feiras de adoção responsável para que ganhem lares permanentes”, coloca.

Com a iniciativa, os animas deixam a rua, conseguem um novo lar e os reeducandos avançam em seu processo de reintegração social, esclarece a petista.

READ  Na tribuna, Bruno Peixoto defende projeto que cria o Fundo Estadual de Infraestrutura em Goiás

Projeto similar já está funcionando nos centros de detenção do estado de São Paulo, localizados nas cidades de Tremembé e Taubaté, onde em suas dependências foram instalados os canis. Dessa maneira, os animais até então abandonados são resgatados das ruas pelos Centros de Controle de Zoonoses da região, para ser cuidados pelos reeducandos no local que se encontram, em regime semiaberto.

Nesse sentido, a deputada aposta que o mesmo modelo que foi adotado pela Justiça de São Paulo pode ser adotado em Goiás, garantindo o sucesso do processo de reintegração social de seus reeducandos. As atividades a serem desenvolvidos se resumem em banho e tosa, alimentação dos animais, limpeza das dependências do canil e carinho aos animaizinhos — que já chegam ao local castrados e vacinados.

De acordo com a deputada, este pode ser considerado um exemplo excelente de uma deliberação simples em que todos saem ganhando, pois tem um impacto positivo tanto para a sociedade quanto para a saúde física e mental do reeducando.

READ  Projeto de viaduto muda para preservar árvores 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA