Política
Projeto que inclui iniciação científica em currículos do ensino médio e fundamental é aprovado em 2ª votação
De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSD), foi aprovado, em segunda votação, nesta quarta-feira, 20, o projeto de lei que inclui a iniciação científica entre as disciplinas do ensino médio e fundamental. A proposta, que tramita com o nº 2000/19, vai agora à sanção da Governadoria.
Em sua justificativa, o parlamentar esclarece que a ciência é pilar da educação transformadora por ser inerente à prática pedagógica, além de libertar o ensino de metodologias enfadonhas que, muitas vezes, acabam se transformando em entraves para o processo criativo, reflexivo e produtivo do aluno. “O incentivo à produção científica – destaca ele – possibilita a interação multidisciplinar evitando que outras matérias ministradas sejam contempladas de modo isolado”.
Na prática, o projeto altera o artigo 35, da Lei Complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do sistema educativo do estado de Goiás. “Os índices oficiais da educação no País, como SAEB e INEPE, têm apontado o aumento do déficit no nível de aprendizagem em todas as etapas escolares em especial aos alunos concluintes do ensino médio de todo o País, conforme atestam pesquisas realizadas em outubro e novembro e 2017”, acrescenta o presidente da Assembleia Legislativa, concluindo: “o interesse do aluno em trabalhar com a pesquisa científica implica em novas formas de pensar e de aprender sobre o conhecimento”.
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