Política

Projeto “Escola no Legislativo” recebeu alunos e professores da Faculdade Estácio nesta 5ª-feira, 29

Publicado

em

O Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), recebeu, na manhã desta quinta-feira, 29, a visita de 80 alunos e professores do Centro Universitário Estácio de Goiás – Faculdade Estácio, localizada no setor Central da Capital. O encontro marcou a 12ª edição de 2022 do projeto “Escola no Legislativo”, que traz estudantes de toda a rede de ensino de Goiás, do ensino fundamental ao superior, para conhecer melhor o Poder Legislativo estadual.

Os alunos, além de conhecerem o funcionamento do Parlamento goiano, assistiram, ainda, à palestra ministrada pelo coordenador da seção de Educação para Cidadania, Maurício Barbosa, no auditório 2 da Casa de Leis. Ele discorreu sobre “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”, salientando atuação da Parlamento estadual ao longo dos anos. Os acadêmicos puderem entender, também, a divisão e funcionamento dos Poderes, em Executivo, Legislativo e Judiciário, e as esferas de Poderes nos níveis nacional, estadual e municipal.

Após esse primeiro momento, os estudantes fizeram um tour pelo Palácio Maguito Vilela, sob a orientação da professora Carolina Soares Sousa, historiadora, que discorreu sobre as antigas e atual sede do Legislativo goiano. Eles se empolgaram com a moderna construção, notadamente com o plenário Iris Rezende, onde os parlamentares apresentam matérias e deliberam os projetos de lei.

READ  Paulo Cezar propõe instituir selo Escola Amiga da Educação Inclusiva

Após a visita, os estudantes retornaram para o auditório e assistiram a terceira e última palestra dessa 12ª edição do projeto “Escola no Legislativo”. Dessa vez, ministrada pelo procurador da Casa de Leis, professor Murilo Teixeira Costa, que falou sobre a implementação de políticas públicas por meio de iniciativas parlamentares.

Acompanharam os alunos, o reitor da instituição superior de ensino, Guilherme Guterros, os professores Daniel Gomes de Oliveira, coordenador de TI, Ilton Cruvinel, e Cristina Barbosa dos Santos, coordenadora do curso de Contábeis.

Os universitários ouvidos pela reportagem da Agência Assembleia de Notícias, bem como os professores, enalteceram a iniciativa da Assembleia. A opinião deles foi no sentido de que é de uma importância ímpar saber o funcionamento do processo legislativo e, também, sobre a elaboração de leis, até porque as decisões políticas tomadas pelos deputados interferem, diretamente, na melhoria da qualidade de vida da população.

Projeto “Escola no Legislativo”

O projeto “Escola no Legislativo” atende toda a rede de ensino de Goiás, tanto pública quanto privada. As visitas à sede da Alego podem ser agendadas diretamente pelas escolas ou por indicação de parlamentares da Casa. A iniciativa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a sociedade, por meio da comunidade estudantil, do Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios do povo.

READ  Executivo veta projeto que pretende alterar política de atendimento a paciente com câncer

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA