Política

Executivo veta projeto que pretende alterar política de atendimento a paciente com câncer

Publicado

em

Tramita na Casa de Leis o projeto nº 10169/22, da Governadoria, que veta integralmente o autógrafo de lei n° 208, de 20 de abril de 2022, que altera a Lei nº 17.139, de 27 de agosto de 2010, o qual institui o Estatuto do Portador do Câncer em Goiás.

De autoria do líder do Governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), o autógrafo de lei é oriundo do projeto nº 1539/19. A proposta trata do acompanhamento psicológico de pacientes com câncer nas unidades de saúde públicas estaduais e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Conforme a redação do autógrafo, no artigo 2º, assim que identificada a doença, as unidades de tratamento do câncer situadas em Goiás deverão encaminhar o paciente para a unidade de saúde pública estadual ou conveniada ao SUS mais próximo de sua residência, a fim de iniciar o acompanhamento psicológico. De acordo com a justificativa do veto integral, a assistência psicológica ao paciente com câncer deverá ser realizada nas instituições que prestam atendimento em oncologia.

READ  Proposta que altera LDO para 2022 recebe pedido de vista na Comissão Mista

Ademais, ao indicar sua posição desfavorável ao autógrafo de lei, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ressaltou que as unidades habilitadas ao atendimento em oncologia já realizam o devido acompanhamento psicológico e que essa prática está incluída no seu Plano de Cuidado. A SES afirmou ainda que encaminhar os pacientes a outras unidades de saúde poderia gerar constrangimentos a eles.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação a propositura foi distribuída para relatoria do deputado Wilde Cambão (PSD).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA