Política

Programa da TV Alego recebeu idealizadora do projeto “Beleza nas Ruas”

Publicado

em

Na edição dessa semana, o programa “Alego Entrevista” mostrou um pouco da história da ação social “Beleza nas Ruas”, idealizada e coordenada pela empresária Karla Lima. No próximo domingo, 4, acontece a 4ª edição do projeto.  

O projeto foi idealizado em 2019. Ao chegar à cidade de São Paulo em uma viagem a trabalho, a empresária Karla Lima passou por uma situação que a deixou muito angustiada e apreensiva. Ela seguia, de táxi, para o hotel, quando ao passar pela região conhecida como Cracolândia, onde há uma grande aglomeração de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, o carro foi abordado por um grupo de moradores de rua. No veículo estavam apenas ela e o motorista e os homens só não conseguiram abrir a porta do carro porque estava trancada. 

Apesar do susto, em vez de se revoltar ou ter algum sentimento negativo em relação às pessoas que a abordaram, Karla começou a analisar como era a vida dessa população. E chegou a uma conclusão: “Eu vi que quanto pior essas pessoas estão, mais nós nos afastamos delas. E daí veio a ideia de levar um pouco de beleza e de dignidade a essas pessoas”, contou a empresária. As revelações foram feitas pela própria Karla Lima durante a entrevista concedida ao programa Alego Entrevista, que foi ao ar, nessa quinta-feira, 1°, na TV Alego. A entrevista já está disponível no canal do Youtube da Assembleia e pode ser assistida nesse link

READ  Aprovado em 2ª votação projeto que obriga aviso prévio de descredenciamento de hospitais

No bate papo com a jornalista Daniela Melo, a empresária contou ainda que, na volta para Goiânia, formatou o projeto e, com a ajuda de alguns parceiros, realizou a primeira edição do “Beleza nas Ruas”, que aconteceu em Goiânia e outras quatro cidades brasileiras, simultaneamente. Durante a ação, realizada no Cepal do Setor Sul, as pessoas em situação de rua ganharam café da manhã, puderam tomar banho, escolheram a roupa que queriam usar, fizeram barba e cabelo e passaram por atendimento odontológico. Cerca de 100 pessoas participaram e os organizadores já decidiram, ali mesmo, pela realização da segunda edição, no ano seguinte. 

Mas em 2020, com a pandemia, muitos parceiros e voluntários desistiram de participar, e ainda assim, Karla Lima seguiu determinada a fazer o projeto acontecer. E, com algumas adaptações, como um drive-thru de doações e o uso de máscaras e muito álcool em gel, conseguiu atender cerca de 100 pessoas. Já em 2021, a ação voltou a acontecer, ainda com algumas restrições, que devem ser repetidas esse ano, para garantir a segurança sanitária tanto dos voluntários quanto dos participantes. 

READ  RBC FM estreia nova programação a partir de 1º de março

Projeto “Belezas nas Ruas”

A cada ano, o projeto, que acontece sempre no primeiro domingo do mês de dezembro, cresce e é realizado em mais cidades brasileiras. No total, juntando as 3 edições anteriores, a estimativa é de que cerca de 700 pessoas tenham sido beneficiadas. Como o projeto é realizado totalmente com a ação de voluntários, quem se interessar em ajudar, pode se cadastrar no perfil do Instagram @belezanasruasoficial. A idealizadora do projeto garante que quem realiza, ganha muito mais do que a população que recebe os benefícios. “Eu sempre fiz doações para campanhas, mas de forma distante. E é muito diferente quando a gente está junto, quando se envolve, quando a gente está próximo às pessoas. Você aprende a escutar, a se doar, encontrar histórias de vida surpreendentes. É um grande aprendizado”, afirma.

Em Goiânia, o “Beleza nas Ruas” desse ano acontece no Mercado Aberto, na Avenida Paranaíba, no setor Central, entre 8h30 e 11h30 da manhã. É bom lembrar que os voluntários que não podem fazer doações de bens materiais, podem doar tempo e atendimento profissional, entre outras coisas. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA