Política

Presidida por Lêda Borges, Comissão da Criança e Adolescente tem ano marcado por eventos e deliberação de projetos

Publicado

em

Presidida pela deputada Lêda Borges (PSDB), a Comissão da Criança e Adolescente teve um ano de 2022 marcado não apenas pela deliberação de projetos, mas também por diversos eventos para debater assuntos relevantes para o colegiado. “Todas as ações da comissão sempre demandam muitos esforços. São temas importantes e necessários, que temos de concentrar nossas ações no momento da apreciação”, avalia a parlamentar.

Na visão da presidente, o estabelecimento do sistema híbrido nas reuniões fez com que não houvesse prejuízo às atividades da comissão em decorrência da pandemia de covid-19 ou do período de campanha eleitoral. 

No total, cinco projetos de lei foram apreciados pelos membros, todos aprovados com parecer favorável [veja a lista completa ao final da matéria]. A deputada tucana ressalta que a prioridade foi garantir os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

Para exemplificar, destaca uma iniciativa de sua autoria: nº 5551/21, apensada ao projeto de lei nº 5426/21, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD). Ambas as matérias dispõem sobre os “Órfãos da covid-19” e instituem políticas públicas assistencialistas para minimizar os prejuízos financeiros e psicológicos, sofridos por crianças e adolescentes, que perderam pais ou responsáveis para esta doença. 

“Infelizmente, tivemos muitas perdas. Muitos filhos perderam seus pais e ficaram completamente desamparados. Por conta disso, faz-se necessário um cuidado especial para este grupo, que já é tão vulnerável e ficou ainda mais em razão das perdas”, explica. 

Outro projeto considerado muito importante por Lêda é o nº 7653/21, que dispõe sobre a oferta de acolhimento institucional específico para jovens, entre 18 e 21 anos, como forma de fomentar a implementação de programas para promoção da autonomia e preparação gradativa dos órfãos.   

“Estes jovens, que deixam os abrigos apenas ao completar a maioridade, compõem uma das mais vulneráveis parcelas da população. Por isso, necessitam do amparo de iniciativas públicas para exercer com plenitude seus direitos fundamentais, dando-lhes meios de alcançarem adequada inclusão social”, afirma a deputada. 

Eventos 

Em 2022, a Comissão da Criança e Adolescente abriu o calendário de eventos relativos à campanha “Maio Laranja”, mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O colegiado realizou, em 3 de maio, uma audiência pública prestigiada pelas principais autoridades goianas envolvidas com o tema. O encontro teve recorde de público, com cerca de 200 participantes de quase 70 municípios.

Durante a audiência, foram distribuídos 3.000 exemplares da cartilha educativa Eu Me Protejo, direcionada ao público infantil, com conteúdo de prevenção à violência sexual. O material foi produzido pela Assembleia Legislativa e entregue aos conselhos tutelares para realização de ações educativas junto aos alunos da rede pública de ensino de diversos municípios do interior do estado.

READ  Comissão de Finanças vota e distribui processos nesta quarta-feira, 1º, às 14 horas

Dando seguimento às atividades do ano, em 29 de junho, o colegiado promoveu uma audiência pública sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. A iniciativa foi promovida em parceria com a Gerência de Proteção Social de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia.

O programa Família Acolhedora é previsto no artigo 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma medida protetiva para crianças e adolescentes que estão afastados, temporariamente, de suas famílias por razões de ameaça ou violação de direitos. Dentre as modalidades de acolhimento, a Família Acolhedora é prioritária, pois é considerada por especialistas como uma experiência capaz de oferecer afeto e proteção individualizados.

Na ocasião, cerca de 70 pessoas estiveram presentes, dentre conselheiros tutelares, coordenadores de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) , servidores da área de assistência social, membros do Conselho Estadual e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes dos municípios de Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Alvorada do Norte, Bonfinópolis e Senador Canedo, e ainda, representantes de organizações da sociedade civil. 

Durante o evento, foram distribuídos panfletos informativos sobre o serviço de acolhimento familiar. O material foi produzido pela Seção de Publicidade da Assembleia Legislativa, com apoio da equipe técnica da Prefeitura de Goiânia. 

Nos dias 13 e 14 de setembro, em alusão à campanha de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), a Comissão da Criança e Adolescente e a Escola do Legislativo promoveram seminários com o objetivo de capacitar servidores do estado de Goiás quanto à proteção da saúde mental de crianças e adolescentes.

Estiveram presentes cerca de 100 profissionais que atuam em diferentes áreas do Sistema de Garantia de Direitos, como conselheiros tutelares, professores, além de técnicos e gestores da saúde e da assistência social

Perspectivas 

De acordo com o Relatório Anual de Atividades da Comissão da Criança e Adolescente, em 2023, a parceria com a Escola do Legislativo deve ter continuidade, com novas propostas de capacitação para servidores que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. 

READ  Comissão de Saúde adia visita ao HCamp de Catalão. Colegiado quer saber mais sobre o atendimento oferecido

Além disso, o documento afirma que o colegiado pretende investir na articulação com o Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselhos de direitos para mobilizar ações conjuntas com maior abrangência e efetividade. 

“Por fim, esperamos realizar um amplo levantamento de dados dos conselhos tutelares do estado de Goiás, para traçar um diagnóstico que permita identificar as principais lacunas e buscar soluções com maior assertividade”, encerra a publicação.

Despedida

Eleita para o cargo de deputada federal, Lêda Borges está de partida da Alego e, logo, não continuará na presidência da comissão. Contudo, afirma a tucana, o trabalho no colegiado foi um dos marcos em sua trajetória parlamentar em Goiás e a sensação é de dever cumprido. 

“Foi um ano de intenso e árduo trabalho, de apreciação de matérias importantes. Levo grandes ensinamentos e uma missão e vontade ainda maiores de continuar lutando pelos direitos de nossas crianças e adolescentes, que terão uma representante que trabalhará bastante por este grupo vulnerável na Câmara Federal”, finaliza.

Confira a lista de projetos de lei apreciados pela Comissão da Criança e Adolescente em 2022:

Projeto nº 5572/20 – Cláudio Meireles (PL) – Dispõe sobre a criação do programa “Menores Conscientes” com a finalidade de informação e prevenção a violências e abusos sofridos. Relator: Henrique César (PSC)

Projeto nº 5688/20 – Amilton Filho (MDB) – Proíbe licitar ou contratar serviços e a investidura em cargos públicos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional, no âmbito do estado de Goiás, por pessoa condenada, com sentença transitada em julgado, pela prática de qualquer modalidade de abuso sexual contra menor. Relator: Cairo Salim (PSD)

Projeto nº 5426/21 – Wilde Cambão (PSD) – Dispõe sobre a criação do programa “Órfãos da Covid-19”, no âmbito do estado de Goiás. Relator: Delegada Adriana Accorsi (PT)

Projeto nº  7653/21 – Lêda Borges (PSDB) – Dispõe sobre a oferta de acolhimento institucional específico para jovens entre 18 e 21 anos. Relator: Amauri Ribeiro (UB)

Projeto nº 9364/21 – Cláudio Meireles (PL) – Estabelece obrigatoriedade às empresas de telefonia móvel  no envio de alerta aos seus clientes do desaparecimento de crianças e adolescentes no estado de Goiás. Relator: Cairo Salim (PSD)

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA