Política

Presidente do TJ-GO, Carlos Alberto França recebe Título de Cidadania Goiana em sessão solene realizada nesta terça-feira, 6

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta terça-feira, 6, sessão solene extraordinária para a entrega de Título de Cidadania Goiana ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), o desembargador Carlos Alberto França. A homenagem foi uma iniciativa do presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD) e do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Humberto Aidar e foi presidida pelo deputado Álvaro Guimarães (UB).

A solenidade aconteceu no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. Compuseram a mesa: o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Casa Civil e representante do Governador Ronaldo Caiado (UB), Jorge Luiz Ramos Caiado Júnior; o presidente do TJ-GO, Carlos Alberto França; a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e a primeira-dama Thelma Cruz; o conselheiro do TCM-GO, Humberto Aidar; o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vecchi; a diretora da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás e juíza de Direito, Monica Miranda Gomes de Oliveira Estrela e o diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Goiás (OAB-GO), Eduardo Alves Cardoso Júnior. Também estiveram presentes os deputados Francisco Oliveira (MDB) e Tião Caroço (UB).

Um dos autores da iniciativa, o ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Humberto Aidar falou sobre o currículo do condecorado e enalteceu suas atividades em prol do estado. O profissional ingressou, explicou Humberto Aidar, em 1º de outubro de 1990, na magistratura, após aprovação em concurso público, tendo sido lotado, inicialmente, em Alto Paraíso de Goiás e, posteriormente, em Planaltina e Formosa, como titular. De 1990 a 1995, respondeu pelas comarcas de Cavalcante, Alvorada do Norte, Posse e São Domingos. Em agosto de 1995, foi removido para a Comarca de Goiânia, tendo atuado no Juizado da Infância e Juventude, na 6ª e 11ª Varas Cíveis da Comarca da Capital. Na última, foi designado para atuar nos autos do processo de falência da Encol S/A, então maior falência do País. “Sobreleva registrar, por importante, que todas as promoções por ele obtidas na carreira se deram pelo critério de merecimento”, disse Aidar.  

READ  Início das Atividades

Além disso, contou que, em 1996, após ocorrência da rebelião do então Cepaigo, Carlos Alberto França foi designado para atuar na Vara de Execução Penal de Goiânia – 4ª Vara Criminal. “Além disso, de fevereiro de 2007 a janeiro de 2009, exerceu as funções de 1º Juiz Corregedor e Diretor do Foro da Comarca de Goiânia. Em 18 de março de 2010, foi removido para o cargo de Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau do TJ-GO e, em 25 de outubro do mesmo ano, foi nomeado para ocupar o cargo de desembargador do órgão, com atuação na Segunda Câmara Cível, além de ser eleito pela Corte Especial para compor o Conselho Superior da Magistratura no biênio 2011/2012, sendo reconduzido para o biênio 2013/2014”, relatou Aidar.

Ademais, Humberto destacou que o profissional foi, ainda, designado para exercer as funções de Ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás, em março de 2012, pelo período de um ano. A função foi novamente exercida por dois anos, a partir de 2 de fevereiro de 2019. “Sobremais, foi eleito para exercer as funções de Presidente da 1ª Seção Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2015 e fevereiro de 2019 e janeiro de 2021. Carlos Alberto também integrou o Órgão Especial do TJ-GO como membro titular, entre 2015 e 2018. No biênio de 2015/2017, ocupou o cargo de diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG), e segue à frente da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no biênio 2021/2023”, ressaltou também.

READ  CCJ vai analisar matéria que determina criação de abrigos temporários para animais que aguardam adoção

“Hoje a Assembleia, em tempos de Copa do Mundo, ao tornar Carlos Alberto França, goiano de fato e direito, comedor de galinhada e roedor de pequi, a Assembleia faz um golaço. Companheiro, amigo, homem de bem, obrigado por escolher nosso estado como sua casa”, disse.

Condecorado com o Título de Cidadania Goiana, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), o desembargador Carlos Alberto França discursou em sessão solene realizada em sua homenagem. Natural de Campina Verde-MG, Carlos Alberto França relatou a sua alegria em receber o Título de Cidadania Goiana. “Dirigir-me aos meus conterrâneos pela primeira vez, é motivo de muita honra. Essa honraria detém um significado muito especial para mim, pois cheguei em Goiânia no ano de 1984 com muitos sonhos e a esperança de vencer e alcançar meus objetivos com a oportunidade que meus pais me deram”, recordou. O presidente do TJ-GO também relembrou o início da sua carreira na magistratura. “Iniciei minha jornada no querido nordeste goiano, trabalhando em comarcas que até hoje me trazem carinhosas lembranças, sendo a primeira delas, em Alto Paraíso de Goiás. Foram tempos difíceis, mas trabalhar em prol do povo daquela região me engradeceu como pessoa e também como magistrado”, afirmou.

O desembargador ressaltou, ainda, a importância do apoio recebido pelos profissionais que atuam na justiça goiana e da sua família durante a sua trajetória. “Em Goiás, além da realização profissional, constituí a minha família e fiz amigos que levarei para sempre. Fui acolhido no estado e conheci a generosidade e a força desse povo. Espero sempre honrar a história de Goiás e deixar registrada minha gratidão a todos que ombrearam comigo nessa caminhada”, finalizou.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA